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Publicação:
Análise da estabilidade postural e da exploração locomotora em bebês prematuros: estudo transversal e comparativo

dc.contributor.advisorZago, Paula Fávaro Polastri [UNESP]
dc.contributor.authorBriet, Rafael Nunes
dc.date.accessioned2024-02-16T10:36:21Z
dc.date.available2024-02-16T10:36:21Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.description.abstractO objetivo principal do presente estudo foi investigar os efeitos da prematuridade na estabilidade postural e na exploração locomotora em bebês prematuros nos primeiros seis meses de experiência do andar independente. O segundo objetivo foi identificar preditores no perfil de crescimento e desenvolvimento (perfil neonatal, medidas antropométricas e experiência no andar) para as características de controle postural e exploração locomotora em bebês nos primeiros meses do início do andar. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal comparativo. Participaram 16 bebês nascidos prematuros (PT) com 17,94 meses (idade cronológica) e 15 bebês nascidos a termo (AT) com 16,03 meses idade, ambos os grupos sem diferença média de experiência no andar (PT=2,53, ±1,50 meses e AT=2,47, ±1,63 meses), em estágios semelhantes do desenvolvimento motor, e sem comprometimento físico ou mental. A estabilidade postural do bebê foi mensurada na posição em pé sobre um pedestal de madeira, posicionado sobre uma plataforma de força. A exploração locomotora foi mensurada a partir da gravação de 20 minutos do brincar livre, em uma sala com brinquedos projetadas para promover a locomoção. O teste de Mann-Whitney não mostrou diferenças entre grupos nas variáveis de estabilidade postural. Entretanto, os resultados mostraram diferenças significativas na exploração locomotora, indicando que o grupo PT passou mais tempo deitado durante a sessão. Ao buscar associações entre o perfil neonatal, medidas antropométricas, experiência no andar e as variáveis de controle postural e exploração locomotora, correlações de Spearman mostraram que a maior experiência no andar (em meses) está associada poderadamente com o maior tempo do bebê andando na sessão, maior número de bouts tiros de caminhada), número de passos, e menor tempo sentado e arrastando. Análises de regressão linear mostraram que a experiência no andar prediz, aproximadamente, 45% do aumento no tempo em movimento, 40% da diminuição do tempo deitado e 37% do tempo sentado, 36% do aumento no número de bouts e 56% do aumento no número de passos totais para o grupo AT. Para o grupo PT, a experiência no andar prediz apenas 9% no aumento do número de passos. Na amostra investigada, a prematuridade parece não afetar 11 diretamente a estabilidade postural. Entretanto, a experiência no andar pode ser considerada um fator preditivo para as mudanças no comportamento exploratório locomotor de bebês AT, mas não de bebês PT, já que este grupo apresentou uma magnitude diferente quando comparada ao grupo AT, reforçando a necessidade de programas de intervenção precoce para esta população. Até o momento, este é o primeiro estudo a investigar a estabilidade postural de bebês PT menores de dois anos, em postura bipodal estática utilizando plataforma de força, e associar seus resultados com medidas de exploração locomotora. Sendo assim, concluímos que a experiência no andar independente prediz mudanças no comportamento exploratório de bebês AT, mas parece não minimizar os sutis impactos associados à prematuridade na exploração locomotora não-orientada a objetospt
dc.description.abstractThe main objective of the present study was to investigate the effects of prematurity on postural stability and locomotor exploration in premature infants in the first six months of independent walking experience. The second objective was to identify predictors in the growth and development profile (neonatal profile, anthropometric measurements, and walking experience) for the characteristics of postural control and locomotor exploration in infants in the first months of beginning to walk. This is a quantitative, cross-sectional comparative study. 16 infants born prematurely (PT) aged 17.94 months (chronological age) and 15 infants born full-term (FT) aged 16.03 months participated, both groups with no mean difference in walking experience (PT=2.53, ±1, 50 months and AT=2.47, ±1.63 months), at similar stages of motor development, and without physical or mental impairment. The baby's postural stability was measured while standing on a wooden pedestal, positioned on a force platform. Locomotor exploration was measured by recording 20 minutes of free play, in a room with toys designed to promote locomotion. The Mann-Whitney test showed no differences between groups in postural stability variables. However, the results showed significant differences in locomotor exploration, indicating that the PT group spent more time lying down during the session. When looking for associations between the neonatal profile, anthropometric measurements of walking experience, and postural control and locomotor exploration variables, Spearman correlations showed that greater walking experience (in months) is moderately associated with the baby's longer walking time. in the session, a greater number of bouts (locomotor walk periods), a higher average number of steps, and less time sitting and moving lying down. Linear regression analyses showed that walking experience predicts approximately 45% of the increase in time moving, 40% of the decrease in lying time and 37% in sitting time, 36% of the increase in the number of bouts, and 56% of the increase in the number of total steps for the FT group. For the PT group, walking experience predicted only a 9% increase in the number of steps. In the sample investigated, prematurity does not seem to directly affect the child's postural stability. However, the walking experience can be considered a predictive factor for changes in the locomotor exploratory behavior of FT infants, but not of PT infants, as this group presented a different 13 magnitude when compared to the FT group, reinforcing the need for early intervention programs. for this population. To date, this is the first study to investigate the postural stability of PT infants under two years of age, in a static bipedal posture using a force platform, and to associate its results with measures of locomotor exploration. Therefore, we conclude that experience in independent walking predicts changes in the exploratory behavior of FT infants but does not seem to minimize the subtle impacts associated with prematurity on non-objectoriented locomotor explorationen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.citationBRIET, R. N. Análise da estabilidade postural e da exploração locomotora em bebês prematuros: estudo transversal e comparativo. 2023. 124 p. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho. Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253308. Acesso em: 16 de fev. 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/253308
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectPrematuridadept
dc.subjectEstabilidade posturalpt
dc.subjectExploraçãopt
dc.subjectLocomoçãopt
dc.titleAnálise da estabilidade postural e da exploração locomotora em bebês prematuros: estudo transversal e comparativo
dc.title.alternativeAnalysis of postural stability and locomotor exploration in premature babies: cross-sectional and comparative studyen
dc.typeDissertação de mestradopt
dcterms.impactIdentificar os efeitos da prematuridade na estabilidade postural e exploração locomotora em bebês prematuros é uma necessidade, considerando os possíveis atrasos desenvolvimentais que podem acometer estas crianças ao longo da vida. Uma identificação precoce de potenciais desordens no equilíbrio e dificuldades de aprendizado por meio de ações exploratórias no ambiente e com os objetos permite intervenções precoces mais adequadas voltadas para saúde e bem-estar dos bebês e seus familiares (3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU). As consequências da prematuridade têm sido negligenciadas por políticas públicas, e muitos bebês que deveriam estar recebendo intervenção precoce não a recebem devido à falta de conscientização e conhecimento da necessidade de encaminhamento para práticas multidisciplinares, mesmo quando os bebês e crianças apresentam alterações sutis em seu crescimento e desenvolvimento. É importante ressaltar que os atrasos desenvolvimentais decorrentes da prematuridade podem afetar a cascata de desenvolvimento deste bebê, impactando também em anos posteriores, como na pré-escola, o que reforça a necessidade de investigações das trajetórias iniciais do desenvolvimento em população de risco, para garantir educação de qualidade e reduzir desigualdades (4º e 10º Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU).pt
dcterms.impactIdentifying the effects of prematurity on postural stability and locomotor exploration in premature babies is a necessity, considering the possible developmental delays that can affect these children throughout their lives. Early identification of potential balance disorders and learning difficulties through exploratory actions in the environment and with objects allows for more appropriate early interventions aimed at the health and well-being of babies and their families (3rd UN Sustainable Development Goal). The consequences of prematurity have been neglected by public policies, and many babies who should be receiving early intervention do not receive it due to a lack of awareness and knowledge of the need for referral to multidisciplinary practices, even when babies and children present subtle changes in their growth. and development. It 7 is important to highlight that developmental delays resulting from prematurity can affect the development cascade of this baby, also impacting later years, such as preschool, which reinforces the need for investigations into the initial trajectories of development in a population at risk, to ensure quality education and reduce inequalities (4th and 10th UN Sustainable Development Goals).eng
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo24 meses após a data da defesa
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramCiências do Movimento - FC/FCT/IB 33004137062P0
unesp.knowledgeAreaAtividade física e saúde
unesp.researchAreaBiomecânica do movimento

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