Publicação:
Avaliação externa, gestão e qualidade da educação escolar: concepções veiculadas e concepções vivenciadas no cotidiano escolar

dc.contributor.advisorAbdian, Graziela Zambão [UNESP]
dc.contributor.authorParro, Ana Lúcia Garcia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-28T17:55:30Z
dc.date.available2016-03-28T17:55:30Z
dc.date.issued2016-03-01
dc.description.abstractComo parte das pesquisas que estudam o cotidiano da escola e as ações construídas por seus diferentes integrantes, esta tese teve por objetivo identificar, analisar e tencionar as concepções veiculadas pela política educacional dos dois últimos governos paulistas (2007 a 2014) e as concepções vivenciadas pelos diferentes integrantes de escolas públicas paulistas a respeito da avaliação externa em larga escala, gestão da escola e qualidade da educação escolar. O referencial adotado compreende a escola como produtora de políticas, apesar de inserida em um contexto de implementação de programas marcados pela valorização do controle e dos resultados de aprendizagem. Dentre os procedimentos metodológicos, destacam-se a observação de escolas públicas com maior e menor índice de desempenho na avaliação externa em larga escala do estado de São Paulo (IDESP de 2011) e entrevistas semi-estruturadas com diferentes integrantes das escolas (pais, professores, diretor de escola, vice e professor coordenador). São analisadas, também, propostas oficias da Secretaria da Educação paulista destes dois últimos mandatos governamentais. A pesquisa apontou, entre outros elementos, que, embora sejam criados espaços para construção de acordos e formas de organização próprias de cada escola, as concepções presentes nas escolas se aproximam daquelas que são propostas oficialmente. As relações e contradições entre as concepções veiculadas pelas diretrizes governamentais e o que é concebido e vivenciado no cotidiano escolar, apontadas por esta pesquisa podem contribuir com a discussão das reais possibilidades de a escola vir a desenvolver uma formação de qualidade, no seu sentido social.pt
dc.description.abstractIntroduced in the scope of researches that study the school routine and the actions set up by its different members, this thesis had as objective to identify, analyze and intend the conceptions conveyed by the school politics of São Paulo State government of the last two administrations (2007 to 2014) and the conceptions experienced by the different members of São Paulo public schools concerning the large-scale external assessment, school management and quality of school education. Starting from a referential that understands the school as policies producer, despite inserted in a context of implementation of programs marked by the valorization of control and the learning results. Among the methodological procedures, stands out the observation of public schools with higher and lower performance index in the large-scale external assessment of São Paulo State (IDESP of 2011) and semi-structured interviews with different school members (parents, teachers, school principal, vice school principal and coordinator teacher). We also analyzed official proposals of the São Paulo State Secretary of Education in the last government mandates. The research indicated, among other elements, that, while the guidelines and official proposed goals head the school pedagogical work, the institutions routine is marked by the building of rules and own agreement of each group and of the school management. The relations and contradictions between the conceptions conveyed by the government guidelines and what is built and experienced in the school routine, indicated by this research, can contribute to the discussion of the real possibilities of the school to develop quality education , in its social meaning.en
dc.identifier.aleph000872504
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.lattes8238963826956128
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136430
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGestão da escolapt
dc.subjectQualidade da educação escolarpt
dc.subjectCotidiano escolarpt
dc.subjectPolítica educacional do estado de São Paulopt
dc.subjectAvaliação externa em larga escala.pt
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectQuality of school educationen
dc.subjectSchool routineen
dc.subjectSchool politics of São Paulo Stateen
dc.subjectLarge-scale external assessmenten
dc.titleAvaliação externa, gestão e qualidade da educação escolar: concepções veiculadas e concepções vivenciadas no cotidiano escolarpt
dc.title.alternativeExternal assessment, management and quality of school education: conceptions conveyed and the conceptions experienced in the school routineen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8238963826956128
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPolíticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaPolíticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações Educacionais.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
parro_alg_dr_mar.pdf
Tamanho:
979.29 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: