Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Um estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombiana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Yonezawa, Wilson Massashiro

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

O estudo investigou as relações entre os Estilos de Aprendizagem, Inteligência Lógica Matemática e o Pensamento Computacional. A pesquisa é de natureza quantitativa, com um desenho não-experimental, transacional e correlacional. Os sujeitos da pesquisa foram 360 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola do município de Corozal – Sucre – Colômbia. Os instrumentos para a coleta de dados foram dois questionários que permitiram caracterizar os participantes em termos de idade, gênero, ano de escolaridade e mensurar o nível de desempenho no Pensamento Computacional e na Inteligência Lógica Matemática e uma escala de preferências dos Estilos de Aprendizagem. O estudo mostrou que é importante dar ênfase a outras pesquisas que abordem os Estilos de Aprendizagem, o desenvolvimento e mensuração do Pensamento Computacional e sua influência ou relação com outras variáveis educativas no contexto matemático, bem como em outras áreas do conhecimento. Percebeu-se, também, a importância na ênfase à elaboração e aplicação de metodologias que articulem e potencializem o Pensamento Computacional, os Estilos de Aprendizagem e a Inteligência Lógica Matemática na Educação Básica. Os resultados encontrados evidenciaram a existência de correlações baixa, moderada e alta entre os EA, ILM e PC, bem como o gênero, nível escolar e desempenho em Matemática e Informática.

Resumo (inglês)

The present research is to investigate the relationship between Learning Styles, Mathematical Logical Intelligence and Computational Thinking. This research is of quantitative nature, the design is non-experimental, transactional, and correlational. The participants of the research were 360 students of Elementary School and High School from a school in the city of Corozal - Sucre – Colombia. The instruments for data collection were two questionnaires, that allowed to characterize the participants in terms of age, gender, year of schooling and the level of performance in Computational Thinking and Mathematic Logical Intelligence and a scale of preference of Learning Styles. We conclude in this study that it is important to emphasize studies that address Learning Styles; the development and measurement of Computational Thinking and its influence or relationship with other educational variables in the mathematical context as in other areas of knowledge, likewise, the elaboration and application of methodologies that articulate and enhance Computational Thinking, Learning Styles and Mathematical Logical Intelligence in Basic Education, given that the results found show the existence of low, moderate and high correlations between LS, MLI and CT, as well as gender, school level and performance in Mathematics and Informatics.

Descrição

Palavras-chave

Estilos de aprendizagem, Inteligência lógica matemática, Pensamento Computacional, Ensino da Matemática, Educação Básica, Computational thinking-CT, Learning styles-LS, Mathematical logical intelligence-MLI, Teaching mathematics. Basic Education

Idioma

Português

Citação

TOBIO-GUTIERREZ, Katerine Edith. Um estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombiana. Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa.2021. 164 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2021.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação