Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Um estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombiana

dc.contributor.advisorYonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]
dc.contributor.authorTobio-Gutierrez, Katerine Edith [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-03T11:59:01Z
dc.date.issued2021-06-21
dc.description.abstractO estudo investigou as relações entre os Estilos de Aprendizagem, Inteligência Lógica Matemática e o Pensamento Computacional. A pesquisa é de natureza quantitativa, com um desenho não-experimental, transacional e correlacional. Os sujeitos da pesquisa foram 360 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola do município de Corozal – Sucre – Colômbia. Os instrumentos para a coleta de dados foram dois questionários que permitiram caracterizar os participantes em termos de idade, gênero, ano de escolaridade e mensurar o nível de desempenho no Pensamento Computacional e na Inteligência Lógica Matemática e uma escala de preferências dos Estilos de Aprendizagem. O estudo mostrou que é importante dar ênfase a outras pesquisas que abordem os Estilos de Aprendizagem, o desenvolvimento e mensuração do Pensamento Computacional e sua influência ou relação com outras variáveis educativas no contexto matemático, bem como em outras áreas do conhecimento. Percebeu-se, também, a importância na ênfase à elaboração e aplicação de metodologias que articulem e potencializem o Pensamento Computacional, os Estilos de Aprendizagem e a Inteligência Lógica Matemática na Educação Básica. Os resultados encontrados evidenciaram a existência de correlações baixa, moderada e alta entre os EA, ILM e PC, bem como o gênero, nível escolar e desempenho em Matemática e Informática.pt
dc.description.abstractThe present research is to investigate the relationship between Learning Styles, Mathematical Logical Intelligence and Computational Thinking. This research is of quantitative nature, the design is non-experimental, transactional, and correlational. The participants of the research were 360 students of Elementary School and High School from a school in the city of Corozal - Sucre – Colombia. The instruments for data collection were two questionnaires, that allowed to characterize the participants in terms of age, gender, year of schooling and the level of performance in Computational Thinking and Mathematic Logical Intelligence and a scale of preference of Learning Styles. We conclude in this study that it is important to emphasize studies that address Learning Styles; the development and measurement of Computational Thinking and its influence or relationship with other educational variables in the mathematical context as in other areas of knowledge, likewise, the elaboration and application of methodologies that articulate and enhance Computational Thinking, Learning Styles and Mathematical Logical Intelligence in Basic Education, given that the results found show the existence of low, moderate and high correlations between LS, MLI and CT, as well as gender, school level and performance in Mathematics and Informatics.en
dc.description.sponsorshipColciencias
dc.description.sponsorshipIdColciencias: Edital 678 de 2014
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationTOBIO-GUTIERREZ, Katerine Edith. Um estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombiana. Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa.2021. 164 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2021.
dc.identifier.lattes1854645723458518
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2694-546X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311705
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectEstilos de aprendizagempt
dc.subjectInteligência lógica matemáticapt
dc.subjectPensamento Computacionalpt
dc.subjectEnsino da Matemáticapt
dc.subjectEducação Básicapt
dc.subjectComputational thinking-CTen
dc.subjectLearning styles-LSen
dc.subjectMathematical logical intelligence-MLIen
dc.subjectTeaching mathematics. Basic Educationen
dc.titleUm estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombianapt
dc.title.alternativeA study on the learning styles, mathematical logical intelligence and computational thinking of primary and secondary school students in a colombian schoolen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaInformática na Educação em Ciências e Matemáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gutierrez_ket_dr_bauru_int.pdf
Tamanho:
8.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gutierrez_ket_dr_bauru_par.pdf
Tamanho:
7.56 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: