Um estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombiana
| dc.contributor.advisor | Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP] | |
| dc.contributor.author | Tobio-Gutierrez, Katerine Edith [UNESP] | |
| dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
| dc.date.accessioned | 2025-07-03T11:59:01Z | |
| dc.date.issued | 2021-06-21 | |
| dc.description.abstract | O estudo investigou as relações entre os Estilos de Aprendizagem, Inteligência Lógica Matemática e o Pensamento Computacional. A pesquisa é de natureza quantitativa, com um desenho não-experimental, transacional e correlacional. Os sujeitos da pesquisa foram 360 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de uma escola do município de Corozal – Sucre – Colômbia. Os instrumentos para a coleta de dados foram dois questionários que permitiram caracterizar os participantes em termos de idade, gênero, ano de escolaridade e mensurar o nível de desempenho no Pensamento Computacional e na Inteligência Lógica Matemática e uma escala de preferências dos Estilos de Aprendizagem. O estudo mostrou que é importante dar ênfase a outras pesquisas que abordem os Estilos de Aprendizagem, o desenvolvimento e mensuração do Pensamento Computacional e sua influência ou relação com outras variáveis educativas no contexto matemático, bem como em outras áreas do conhecimento. Percebeu-se, também, a importância na ênfase à elaboração e aplicação de metodologias que articulem e potencializem o Pensamento Computacional, os Estilos de Aprendizagem e a Inteligência Lógica Matemática na Educação Básica. Os resultados encontrados evidenciaram a existência de correlações baixa, moderada e alta entre os EA, ILM e PC, bem como o gênero, nível escolar e desempenho em Matemática e Informática. | pt |
| dc.description.abstract | The present research is to investigate the relationship between Learning Styles, Mathematical Logical Intelligence and Computational Thinking. This research is of quantitative nature, the design is non-experimental, transactional, and correlational. The participants of the research were 360 students of Elementary School and High School from a school in the city of Corozal - Sucre – Colombia. The instruments for data collection were two questionnaires, that allowed to characterize the participants in terms of age, gender, year of schooling and the level of performance in Computational Thinking and Mathematic Logical Intelligence and a scale of preference of Learning Styles. We conclude in this study that it is important to emphasize studies that address Learning Styles; the development and measurement of Computational Thinking and its influence or relationship with other educational variables in the mathematical context as in other areas of knowledge, likewise, the elaboration and application of methodologies that articulate and enhance Computational Thinking, Learning Styles and Mathematical Logical Intelligence in Basic Education, given that the results found show the existence of low, moderate and high correlations between LS, MLI and CT, as well as gender, school level and performance in Mathematics and Informatics. | en |
| dc.description.sponsorship | Colciencias | |
| dc.description.sponsorshipId | Colciencias: Edital 678 de 2014 | |
| dc.identifier.capes | 33004056079P0 | |
| dc.identifier.citation | TOBIO-GUTIERREZ, Katerine Edith. Um estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombiana. Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa.2021. 164 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2021. | |
| dc.identifier.lattes | 1854645723458518 | |
| dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2694-546X | |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/311705 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
| dc.rights.accessRights | Acesso restrito | pt |
| dc.subject | Estilos de aprendizagem | pt |
| dc.subject | Inteligência lógica matemática | pt |
| dc.subject | Pensamento Computacional | pt |
| dc.subject | Ensino da Matemática | pt |
| dc.subject | Educação Básica | pt |
| dc.subject | Computational thinking-CT | en |
| dc.subject | Learning styles-LS | en |
| dc.subject | Mathematical logical intelligence-MLI | en |
| dc.subject | Teaching mathematics. Basic Education | en |
| dc.title | Um estudo sobre os estilos de aprendizagem, inteligência lógica matemática e pensamento computacional de alunos do Ensino Fundamental e Médio de uma escola colombiana | pt |
| dc.title.alternative | A study on the learning styles, mathematical logical intelligence and computational thinking of primary and secondary school students in a colombian school | en |
| dc.type | Tese de doutorado | pt |
| dspace.entity.type | Publication | |
| relation.isOrgUnitOfPublication | aef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b | |
| relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | aef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b | |
| unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
| unesp.embargo | 24 meses após a data da defesa | pt |
| unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
| unesp.graduateProgram | Educação para a Ciência - FC | pt |
| unesp.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt |
| unesp.researchArea | Informática na Educação em Ciências e Matemática | pt |
Arquivos
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
