Publicação: Continuidades e descontinuidades no tempo e no espaço: requalificação do complexo ferroviário de Jundiaí
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Catalan, Márcio José 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arquitetura e Urbanismo - FCT
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O presente trabalho aborda questões relativas às condições de preservação e utilização do patrimônio histórico e arquitetônico de cidade de Jundiaí: O Complexo Ferroviário da Antiga Companhia Paulista. Analisa seu contexto histórico e sua influência na formação e consolidação da cidade, chegando-se a situação em que ele se encontra hoje. Após o entendimento do seu processo histórico buscou-se fazer uma análise configurada a partir da percepção da composição do espaço, visando o seu entendimento como lugar e uma melhor compreensão das inter-relações entre o indivíduo e o meio. Para o desenvolvimento deste projeto de requalificação, tem-se um amplo estudo sobre o tema, por meio de referências teóricas e projetuais, de modo que as intervenções a serem realizadas na preexistência sejam pautadas nos subsídios dos teóricos da restauração e nas recomendações das cartas patrimoniais, assim como em reflexões sobre a cidade e o urbano, e a busca pela dimensão humana. O projeto de intervenções visa a recuperação desse patrimônio industrial, que possui grande importância para a cidade e seus moradores, trazendo novos usos que sejam compatíveis com as necessidades atuais, de forma a garantir sua salvaguarda como ambiência, não limitando apenas as edificações, mas principalmente atuando no ambiente como um todo. O resultado final do trabalho consistirá no projeto de requalificação urbana e arquitetônica, por meio de representações gráficas, tendo a intenção de fazer com que a área seja devidamente valorizada e o Complexo FEPASA continue fazendo parte da vida e da memória da população
Descrição
Palavras-chave
Arquitetura, Ferrovias - Jundiaí (SP), Propriedade pública - Jundiaí (SP), Apropriação indébita, Espaços publicos - Jundiaí (SP), Espaço (Arquitetura)
Idioma
Português
Como citar
FALAVIGNA, Talita. Continuidades e descontinuidades no tempo e no espaço: requalificação do complexo ferroviário de Jundiaí. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2016.