Logotipo do repositório
 

Publicação:
Consequências e impactos da pandemia para crianças em processo de alfabetização, durante a Covid e no retorno à escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Osti, Andréia

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A importância do ato de saber ler e escrever está fundamentada na concepção de que a comunicação é um dos aspectos essenciais para o desenvolvimento intelectual e cultural do ser humano. Contudo, apesar desta evidente necessidade, o problema do analfabetismo sempre marcou o contexto histórico do Brasil. Explicita-se também o agravante estabelecido pelo contexto da pandemia da Covid-19, no ano de 2020/2021, que, devido à imposição do ensino remoto, sem as estruturas necessárias para tal, corrobora ainda mais para essa questão, uma vez que muitas crianças não conseguiram ter acesso as aulas online. Ademais, os documentos oficiais vêm indicando que o fechamento das escolas em razão da pandemia teve um impacto desastroso para a alfabetização, visto que 73% dos estudantes nesta fase foram considerados analfabetos. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico em que se descreva trabalhos sobre alfabetização que tratem sobre as consequências da pandemia para a aprendizagem de alunos da Educação Básica do primeiro ciclo do ensino fundamental. Intenta-se compreender o que os autores descrevem como as consequências da pandemia para a alfabetização de crianças brasileiras. O informe intitulado “Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus – Perspectivas em Diálogo” sinalizou a triste realidade de dezenas de milhares de crianças que abandonaram a escola e afirma que teremos um atraso considerável na aquisição da leitura e escrita de escolares. É com o objetivo de conhecer quais são as consequências da pandemia para a alfabetização que esta pesquisa foi elaborada. A metodologia é de natureza qualitativa sendo feita uma revisão bibliográfica direcionada para trabalhos que constam no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo), Google Scholar (Google Acadêmico), documentos da UNESCO ou outros. Serão descritos os principais resultados e feitas análises com embasamento na literatura acadêmica. Ressalta-se a importância de estudos como este, uma vez que a análise e o monitoramento de dados referente ao nível de aprendizagem alcançado pelos alunos, ao longo do processo de alfabetização, reflete em avaliações internacionais e nacionais, o que classifica o país e revela sua situação em comparação com outros países em situação similar, quando se pensa na estrutura da escola pública de educação básica. Acredita-se que este projeto irá contribuir para compreender nossa realidade e para futuras reflexões sobre a formação de professores em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, considerando a situação vivida e a necessidade de recursos e planejamento de atividades direcionadas ao retorno do ensino presencial.

Resumo (inglês)

The importance of knowing how to read and write is based in the concept that comunication is essential for the intelectual and cultural development of the human being. However, the illiteracy has always been a problem in the history of Brazil. With Covid-19, in 2020/2021, suddenly the education had to be online, and just as schools lacked experience with that, not all students had access to the internet, what corroborated to the increase of illiteracy. Also, official documents indicate that, during the pandemic, 73% of students were considered illiterate. Therefore, this research aims to carry out a bibliographical survey describing works on literacy that deal with the consequences of the pandemic for the learning of Basic Education students in the first cycle of elementary school and interview 05 literacy teachers, identifying in their statements the difficulties that were observed in children upon return in person. The goal is to understand what the authors describe as the consequences of the pandemic for the Brazilian children’s literacy. The report entitled “Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus – Perspectivas em Diálogo” highlighted the sad reality of dozens of thousands of children who dropped out of school and states that we will have a considerable delay in the acquisition of reading and writing skills among schoolchildren. It is with the aim of understanding the consequences of the pandemic for literacy that this research was elaborated. The methodology is qualitative in nature and a bibliographical review is carried out targeting works that appear in the Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) database, Google Scholar (Google Scholar), UNESCO documents or others. The main results will be described and analyzes will be made based on academic literature. The importance of studies like this is highlighted, since the analysis and monitoring of data regarding the level of learning achieved by students, throughout the literacy process, is reflected in international and national assessments, which classifies the country and reveals its situation in comparison with other countries in a similar situation, when thinking about the structure of public basic education schools. It is believed that this project will contribute to understanding our reality and to future conversations on the training of teachers in Pedagogy degrees and other degrees, considering the situation experienced and the need for resources and planning of activities aimed at the return of in-person teaching.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ensino fundamental, Pandemia, Alfabetização, Education, Pandemic, Literacy, Assessment

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação