Publicação: Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP] | |
dc.contributor.author | Miranda, Giovanna Guarache de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T18:10:42Z | |
dc.date.available | 2021-08-26T18:10:42Z | |
dc.date.issued | 2021-08-09 | |
dc.description.abstract | Considerando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil. Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito, valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados, por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável ao desenvolvimento pleno da criança. | pt |
dc.description.abstract | Considering the current educational scenario marked by the struggles and achievements of an education for all Brazilian citizens, we believe that there is a need for a sensitive approach, by those who will be responsible for the first contact of the child with formal education; which usually begins during early childhood education. For this study, our proposal is a qualitative approach research, with a bibliographic research based on articles that highlight studies that characterize the importance of the educator’s language and its influence on the path of training individuals. Its objectives were: a) To understand through language how is the teacher’s influence and impact on a life of a child, whether it is negative or positive; b) Characterize the negative and positive language in the teacher’s speech and, c) Check ways to use language focusing on building a relationship of respect, appreciation and trust between teacher and student. What we found was that through Content Analysis; we were able to reinforce the idea of our hypothesis that the teacher’s language is essential to build a favorable climate at school regarding to the full development of the child. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/214212 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Linguagem e educação | pt |
dc.subject | Autonomia nas crianças | pt |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil | pt |
dc.title.alternative | Voces que educan: el lenguaje del profesor en la educación Infantil | es |
dc.title.alternative | Voices that educate: the teacher's language in early childhood education | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - ib | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- miranda_gg_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 708.19 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- miranda_gg_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 130.85 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: