Publicação: Vozes que educam: a linguagem do professor na educação Infantil
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Data
Autores
Orientador
Azevedo, Maria Antonia Ramos de 

Carrasco, Ligia Bueno Zangali 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - ib
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Considerando o atual cenário educacional marcado por lutas e conquistas de uma
educação para todos os cidadãos brasileiros, acreditamos que seja necessária uma
abordagem sensível, por parte daqueles que serão responsáveis pelo primeiro contato
da criança com a educação formal, que normalmente se inicia na educação infantil.
Para este estudo nossa proposta é de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com
uma investigação bibliográfica a partir de artigos que evidenciam estudos que
caracterizem a importância da linguagem do educador e a influência dela no percurso
formativo de indivíduos. Teve como objetivos: a) Compreender por meio da linguagem
do professor a influência e impacto que esta, sendo negativa ou positiva, tem na vida
da criança; b) Caracterizar a linguagem negativa e positiva no discurso do professor
e, c) Verificar formas de utilizar a linguagem para construir uma relação de respeito,
valorização e confiança entre docente e discente. A partir dos estudos encontrados,
por meio da Análise de Conteúdo, pudemos reforçar a ideia de nossa hipótese de que
a linguagem do professor é fundamental para construir na escola um clima favorável
ao desenvolvimento pleno da criança.
Resumo (inglês)
Considering the current educational scenario marked by the struggles and achievements of an education for all Brazilian citizens, we believe that there is a need for a sensitive approach, by those who will be responsible for the first contact of the child with formal education; which usually begins during early childhood education. For this study, our proposal is a qualitative approach research, with a bibliographic research based on articles that highlight studies that characterize the importance of the educator’s language and its influence on the path of training individuals. Its objectives were: a) To understand through language how is the teacher’s influence and impact on a life of a child, whether it is negative or positive; b) Characterize the negative and positive language in the teacher’s speech and, c) Check ways to use language focusing on building a relationship of respect, appreciation and trust between teacher and student. What we found was that through Content Analysis; we were able to reinforce the idea of our hypothesis that the teacher’s language is essential to build a favorable climate at school regarding to the full development of the child.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Linguagem e educação, Autonomia nas crianças, Education
Idioma
Português