Logotipo do repositório
 

Publicação:
Percepções de um grupo de professores sobre as possibilidades e limites da tecnologia móvel e de atividades investigativas no ensino de matemática

dc.contributor.advisorDias, Ana Lúcia Braz
dc.contributor.authorCoelho, Juliana Cândida Batista Gomes
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-06-22T14:42:26Z
dc.date.available2021-06-22T14:42:26Z
dc.date.issued2021-04-09
dc.description.abstractA presença das tecnologias móveis (doravante TM) no contexto educacional está exigindo que os professores repensem suas práticas, visto que não podemos ignorar essa tecnologia que está na mão e na ponta dos dedos dos estudantes. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções de um grupo de estudo de professores ao analisarem colaborativamente as possibilidades e limites da tecnologia móvel, aliada ao uso de aulas investigativas, como estratégias pedagógicas para o ensino de matemática. A produção de dados deste estudo de abordagem qualitativa, foi subsidiada pela metodologia de pesquisa-ação colaborativa crítica, caracterizado como pesquisa-ação de 1ª ordem, sendo realizada com a participação de um grupo de estudo colaborativo formado por professores e por coordenadores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. A análise qualitativa e interpretativa dos dados, pesquisa-ação de 2ª ordem, foi feita por meio da Análise Reconstrutiva, que mapeia as afirmativas de validade em atos comunicativos nos domínios objetivo, subjetivo e normativo, bem como procura inferir significados ou premissas tácitas a diferentes níveis de remoticidade: o evidente, o intermediário e o de fundo. As temáticas levantadas pelo grupo colaborativo foram: i) quem é o protagonista da ação, para que o uso da TM aconteça; ii) as dificuldades/limites em relação ao uso educacional; iii) as potencialidades da TM em relação ao uso no contexto educacional e iv) o ensino remoto emergencial. Os resultados evidenciaram que: a) uma das fontes de frustração para professores é que eles observam que os alunos utilizam as TM mais para uso pessoal, para interagir nas redes sociais, além do uso para entretenimento, mas muito pouco para fins acadêmicos; b) que, apesar de ser papel do professor educar o aluno para esse uso, eles se sentem despreparados para essa tarefa, tanto por falta de oportunidades de formação continuada que favoreça seu olhar crítico para a tecnologia, quanto por condições físicas da escola, como acesso à internet; c) em relação às potencialidades da TM, as afirmativas giram em torno de a mesma poder tornar o processo de aprendizagem dinâmico, contextualizado e autônomo; d) o ensino remoto trouxe muitos desafios ao professor, pois o mesmo precisou se adequar e agir em um intervalo de tempo muito curto. Ademais, proporcionou aprendizado, não apenas em relação às tecnologias digitais em geral, mas também em relação à TM, em especial o celular.pt
dc.description.abstractThe presence of mobile technologies – Tecnologias Móveis – (henceforth TM) in the educational context is demanding that teachers rethink their practices, as we cannot ignore this technology that is in the hands and fingertips of students. Therefore, this research aims to investigate the perceptions of a study group of teachers when collaboratively analyzing the possibilities and limits of mobile technology, combined with the use of investigative classes, as pedagogical strategies for teaching mathematics. The production of data from this study with a qualitative approach was subsidized by the methodology of critical collaborative action research, characterized as first order action research, being carried out with the participation of a collaborative study group formed by teachers and coordinators of the public network State of São Paulo. Qualitative and interpretive data analysis, second-order action research, was carried out through Reconstructive Analysis, which maps the validity statements in communicative acts in the objective, subjective and normative domains, as well as seeking to infer meanings or tacit assumptions to different levels of remocticity: the evident, the intermediate and the background. The themes raised by the collaborative group were: i) who is the protagonist of the action, so that the use of TM can happen; ii) the difficulties/limitations regarding educational use; iii) the potential of TM in relation to its use in the educational context and iv) emergency remote teaching. The results showed that: a) one of the sources of frustration for teachers is that they observe that students use TM more for personal use, to interact on social networks, in addition to entertainment use, but very little for academic purposes; b) that, despite the role of the teacher to educate the student for this use, they feel unprepared for this task, both due to the lack of continuing education opportunities that favor their critical view of technology, and due to the physical conditions of the school, such as Internet access; c) in relation to the potential of TM, the statements revolve around its ability to make the learning process dynamic, contextualized and autonomous; d) remote teaching brought many challenges to the teacher, as he had to adapt and act in a very short time span. Furthermore, it provided learning, not only in relation to digital technologies in general, but also in relation to TM, in particular the cell phone.pt
dc.description.sponsorshipOutra
dc.description.sponsorshipIdBolsa de estudo da UNIVESP.
dc.identifier.capes33004153078P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/205076
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectTecnologia digitalpt
dc.subjectAtividade investigativapt
dc.subjectPesquisa-ação com professorespt
dc.subjectAnálise reconstrutivapt
dc.subjectMathematics educationpt
dc.subjectDigital technologypt
dc.subjectInquiry-based learningpt
dc.subjectTeacher action researchpt
dc.subjectReconstructive analysispt
dc.titlePercepções de um grupo de professores sobre as possibilidades e limites da tecnologia móvel e de atividades investigativas no ensino de matemáticapt
dc.title.alternativePerceptions of a group of teachers about the possibilities and limits of mobile technology and investigative activities in teaching mathematics.pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEnsino e Processos Formativos - FEISpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaEducação Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
coelho_jcbg_me_ilha.pdf
Tamanho:
3.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.05 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: