Publicação:
Apoio ao ensino de física

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Data

2013

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

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Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Através da percepção de que o ensino de ciências é muitas vezes desestimulante, realizamos experimentos a fim de uma didática reveladora e motivadora. Sabendo da precariedade de professores de física no ensino , propusemos oficinas práticas para construção e compreensão de experimentos físicos, voltadas alunos e ao publico.Grande parte do conhecimento no estudo de física é conceitual, embora não seja nada intuitivo, o que carece de técnicas de ensino-aprendizagem o mais esclarecedoras possível. Pensando nisso, a aproximação do aprendiz com o experimento é capaz de fazê-lo, mais do que qualquer significação, observar o fenômeno físico sem qualquer mediação externa proporcionando uma pureza maior na compreensão. Como observa o educador brasileiro Paulo Freire, "(...) ensinar não é transferir conteúdo a ninguém (...)", mas "(...) incitar o aluno a fim de que ele, com os materiais que ofereço, produza a compreensão do objeto em lugar de recebê-la, na íntegra, de mim." (FREIRE, 1996, p. 118). Despertar um encanto pela física, mostrando como ela pode ser interessante e divertida. As oficinas são realizadas em escolas, feiras de ciências, praças etc..Tudo é planejado em reunião semanais organizadas pelo grupo onde decidimos de acordo com o publico alvo quais experimentos será levado em cada apresentação e elaboramos e realizamos novos experimentos . As apresentações é totalmente aberta ao publico, pós o nosso objetivo é levar conhecimento a população. No final de cada apresentação, observamos nos olhos de cada pessoa o interesse pela ciência que acabamos de despertar, como uma flor que acaba de desabrochar para esse novo mundo em que ela começa a questionar e procurar responder suas perguntas. E percebemos a importância do nosso projeto oferecendo a população essa valiosa oportunidade a de questionar. Concluindo, é com esta perspectiva que pretendemos levar mais educação para uma área do conhecimento que a carece. A possibilidade de uma parte do conhecimento ser obtida por experimentação cria possibilidades para o aluno tirar suas próprias conclusões sobre os fenômenos e compreendê-los por si só, podendo, inclusive, chegar a conclusões antes nunca percebidas por outros. Pois, "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" (GUIMARÃES ROSA, João BRANDÃO, 1998, p. 7).

Descrição

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09913

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