Logotipo do repositório
 

Publicação:
Apoio ao ensino de física

dc.contributor.authorLima, Kelly Cabral de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:49Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:49Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAtravés da percepção de que o ensino de ciências é muitas vezes desestimulante, realizamos experimentos a fim de uma didática reveladora e motivadora. Sabendo da precariedade de professores de física no ensino , propusemos oficinas práticas para construção e compreensão de experimentos físicos, voltadas alunos e ao publico.Grande parte do conhecimento no estudo de física é conceitual, embora não seja nada intuitivo, o que carece de técnicas de ensino-aprendizagem o mais esclarecedoras possível. Pensando nisso, a aproximação do aprendiz com o experimento é capaz de fazê-lo, mais do que qualquer significação, observar o fenômeno físico sem qualquer mediação externa proporcionando uma pureza maior na compreensão. Como observa o educador brasileiro Paulo Freire, "(...) ensinar não é transferir conteúdo a ninguém (...)", mas "(...) incitar o aluno a fim de que ele, com os materiais que ofereço, produza a compreensão do objeto em lugar de recebê-la, na íntegra, de mim." (FREIRE, 1996, p. 118). Despertar um encanto pela física, mostrando como ela pode ser interessante e divertida. As oficinas são realizadas em escolas, feiras de ciências, praças etc..Tudo é planejado em reunião semanais organizadas pelo grupo onde decidimos de acordo com o publico alvo quais experimentos será levado em cada apresentação e elaboramos e realizamos novos experimentos . As apresentações é totalmente aberta ao publico, pós o nosso objetivo é levar conhecimento a população. No final de cada apresentação, observamos nos olhos de cada pessoa o interesse pela ciência que acabamos de despertar, como uma flor que acaba de desabrochar para esse novo mundo em que ela começa a questionar e procurar responder suas perguntas. E percebemos a importância do nosso projeto oferecendo a população essa valiosa oportunidade a de questionar. Concluindo, é com esta perspectiva que pretendemos levar mais educação para uma área do conhecimento que a carece. A possibilidade de uma parte do conhecimento ser obtida por experimentação cria possibilidades para o aluno tirar suas próprias conclusões sobre os fenômenos e compreendê-los por si só, podendo, inclusive, chegar a conclusões antes nunca percebidas por outros. Pois, "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" (GUIMARÃES ROSA, João BRANDÃO, 1998, p. 7).pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto
dc.format.extent09918
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkxOA==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09913
dc.identifier.file2013-09918-lima.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146861
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectExperimentospt
dc.subjectFísicapt
dc.subjectCiênciapt
dc.subjectPúblicopt
dc.titleApoio ao ensino de físicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.departmentFísica - IBILCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
2013-09918-lima.pdf
Tamanho:
110.76 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format