Publicação: Apoio ao ensino de física
dc.contributor.author | Lima, Kelly Cabral de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:39:49Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:39:49Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Através da percepção de que o ensino de ciências é muitas vezes desestimulante, realizamos experimentos a fim de uma didática reveladora e motivadora. Sabendo da precariedade de professores de física no ensino , propusemos oficinas práticas para construção e compreensão de experimentos físicos, voltadas alunos e ao publico.Grande parte do conhecimento no estudo de física é conceitual, embora não seja nada intuitivo, o que carece de técnicas de ensino-aprendizagem o mais esclarecedoras possível. Pensando nisso, a aproximação do aprendiz com o experimento é capaz de fazê-lo, mais do que qualquer significação, observar o fenômeno físico sem qualquer mediação externa proporcionando uma pureza maior na compreensão. Como observa o educador brasileiro Paulo Freire, "(...) ensinar não é transferir conteúdo a ninguém (...)", mas "(...) incitar o aluno a fim de que ele, com os materiais que ofereço, produza a compreensão do objeto em lugar de recebê-la, na íntegra, de mim." (FREIRE, 1996, p. 118). Despertar um encanto pela física, mostrando como ela pode ser interessante e divertida. As oficinas são realizadas em escolas, feiras de ciências, praças etc..Tudo é planejado em reunião semanais organizadas pelo grupo onde decidimos de acordo com o publico alvo quais experimentos será levado em cada apresentação e elaboramos e realizamos novos experimentos . As apresentações é totalmente aberta ao publico, pós o nosso objetivo é levar conhecimento a população. No final de cada apresentação, observamos nos olhos de cada pessoa o interesse pela ciência que acabamos de despertar, como uma flor que acaba de desabrochar para esse novo mundo em que ela começa a questionar e procurar responder suas perguntas. E percebemos a importância do nosso projeto oferecendo a população essa valiosa oportunidade a de questionar. Concluindo, é com esta perspectiva que pretendemos levar mais educação para uma área do conhecimento que a carece. A possibilidade de uma parte do conhecimento ser obtida por experimentação cria possibilidades para o aluno tirar suas próprias conclusões sobre os fenômenos e compreendê-los por si só, podendo, inclusive, chegar a conclusões antes nunca percebidas por outros. Pois, "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" (GUIMARÃES ROSA, João BRANDÃO, 1998, p. 7). | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto | |
dc.format.extent | 09918 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkxOA== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09913 | |
dc.identifier.file | 2013-09918-lima.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146861 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Experimentos | pt |
dc.subject | Física | pt |
dc.subject | Ciência | pt |
dc.subject | Público | pt |
dc.title | Apoio ao ensino de física | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.department | Física - IBILCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1