Logotipo do repositório
 

Publicação:
Realidade Virtual no ensino de línguas estrangeiras (Francês): foco na imersão, interatividade e no envolvimento em sala de aula

dc.contributor.advisorRozenfeld, Cibele Cecílio de Faria [UNESP]
dc.contributor.authorNobrega, Felipe Augusto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-06-04T18:20:52Z
dc.date.available2021-06-04T18:20:52Z
dc.date.issued2020-05-26
dc.description.abstractA Realidade Virtual (RV) vem ganhando importância nos últimos anos, especialmente no entretenimento. No campo educacional, ela vem sendo utilizada com frequência na área computacional, médica e de simulação militar. No entanto, no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas, esse recurso ainda não é totalmente explorado. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da RV para o desenvolvimento linguístico de alunos de francês como língua estrangeira (LE). A pesquisa se ancora teoricamente em estudos que versam sobre o Ensino de LE em contexto contemporâneo (ALMEIDA FILHO, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2015; LARSEN-FREEMAN E ANDERSON 2011; KUMARAVADIVELU, 2003); o desenvolvimento de habilidades linguísticas integradas (OXFORD, 2001; HINKEL, 2006; ARAÚJO, 2016); as tecnologias digitais da informação e comunicação e Multiletramentos (PAIVA, 2015, 2019; LÉVY, 1999; ROJO, 2012; SANTAELLA, 2013, 2014; MORAN, 2015; VALENTE, 2014) e em estudos sobre a Realidade Virtual (TORI 2010; SHERMAN, 2003; KIRNER E TORI 2006; MORIE 1994, 2006, 2007, 2014, NAIMARK (2016), BURDEA; COIFFET, 2003). Partindo de tais perspectivas teóricas, o uso da RV foi investigado em um contexto do Centro de Estudos de Línguas de uma escola pública brasileira localizada no Estado de São Paulo, em duas salas de francês. Trata-se de uma pesquisa-ação, pois o pesquisador atuou em conjunto à professora de sala para realização das atividades. Como resultado, o estudo demonstra que a RV pode promover engajamento e despertar o interesse dos aprendizes em relação à língua-alvo, bem como permitir aos alunos experienciar outras realidades por meio do caráter imersivo desse recurso. Ademais, a RV é capaz de estimular a aprendizagem ativa, além de propiciar o desenvolvimento de habilidades linguísticas de forma integrada. Foi igualmente verificado que os elementos fundamentais da RV (imersão, interatividade e envolvimento) podem ser considerados como potencialidades didáticas para o ensino de LE.pt
dc.description.abstractVirtual reality (VR) is becoming increasingly important in recent years, especially in entertainment. In the educational field, it is being frequently used in the computational, medical and military simulation areas. However, in the language teaching and learning domain this resource is not yet fully explored. Thus, this work aims to analyze the contributions of VR to the linguistic development of French as foreign language students. This research is theoretically grounded in studies about the Teaching of Foreign Languages in the contemporary context (ALMEIDA FILHO, 2007; VIEIRA-ABRAHÃO, 2015; LARSEN-FREEMAN E ANDERSON 2011; KUMARAVADIVELU, 2003); the development of integrated linguistic skills (OXFORD, 2001; HINKEL, 2006; ARAÚJO, 2016); Digital Information and Communication Technologies and Multiliteracies (PAIVA, 2015, 2019; LÉVY, 1999; ROJO, 2012; SANTAELLA, 2013, 2014; MORAN, 2015; VALENTE, 2014) and studies on Virtual Reality (TORI 2010; SHERMAN, 2003; KIRNER E TORI 2006; MORIE 1994, 2006, 2007, 2014, NAIMARK (2016), BURDEA; COIFFET, 2003). With these theoretical perspectives, the use of VR was investigated in the context of the Language Studies Center from a Brazilian public school located in São Paulo State, in two French classes. This is an action research study, since the researcher also acted together with the class teacher in order to perform the activities. As a result, this study demonstrates that VR can promote engagement and arouse the learners’ interest related to the target language, allowing the students the experiencing of other realities through the immersive characteristic of this resource. Furthermore, VR is capable of stimulating the active learning, besides promoting the integrated development of linguistic skills. It was also verified that the VR fundamental elements (immersion, interactivity and involvement) can be considered as educational potentialities to the teaching of foreign language.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes0943223045871060
dc.identifier.orcid0000-0001-8915-9541
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204859
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectRealidade Virtualpt
dc.subjectEnsino de línguas estrangeiraspt
dc.subjectMetodologias ativas de ensino-aprendizagempt
dc.subjectGoogle Cardboardpt
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt
dc.subjectFrancês como língua estrangeirapt
dc.titleRealidade Virtual no ensino de línguas estrangeiras (Francês): foco na imersão, interatividade e no envolvimento em sala de aulapt
dc.title.alternativeVirtual Reality in the teaching of foreign languages (French): focus on immersion, interactivity and involvement in the classroomen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes0943223045871060
unesp.advisor.orcid0000-0001-8915-9541
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.researchAreaEnsino/Aprendizagem de línguaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nobrega_fa_me_arafcl.pdf
Tamanho:
2.61 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: