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Publicação:
Topografia na validação de modelo de terreno obtido por meio de Aeronave Remotamente Pilotada - RPA

dc.contributor.advisorCampos, Sergio
dc.contributor.authorRodrigues, Bruno Timóteo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-10-23T13:02:29Z
dc.date.available2020-10-23T13:02:29Z
dc.date.issued2020-07-27
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento topográfico em determinadas áreas fazendo-se uso das técnicas de Topografia (Estação Total, GNSS-RTK) e Aerofotogrametria por Aeronaves Remotamente Pilotadas-RPAs (também conhecidas como Veículos Aéreos Não Tripulados-VANTs e popularmente conhecidas como Drones), para que de tal modo possa constatar na prática as similaridades e divergências destas ciências por meio de uma visão técnica e aplicada. Para a realização do levantamento topográfico foi utilizado um equipamento receptor GNSS operando em método de posicionamento RTK (Real Time Kinematic) para a aquisição de Pontos de Controle bem como a execução e coleta de dados de diversos pontos cotados. Na coleta de dados por aerolevantamento são utilizadas variáveis fotogramétricas que interferem direta ou indiretamente na qualidade final do produto fotogramétrico, que são os valores topográficos representados na forma de MDT (Modelo Digital de Terreno), estes podendo ser utilizados como dado planialtimétrico. Os métodos de obtenção de dados por aerolevantamento com imagens geradas por RPA, comparados com os métodos de topografia terrestre por GNSS, para a obtenção de volume de sedimentos, demonstraram que não há diferença estatisticamente significativa entre os dados de Volume (m³) dos métodos (RPA e GNSS), com um nível de confiança superiores a 95,0%. Os valores estatísticos de viés e curtose padronizados não indicam desvios significativos da normalidade, validando os procedimentos estatísticos nas metodologias comparadas nos capítulos aqui apresentados. Pelo método de aerolevantamento por RPA, obteve-se uma densidade de pontos com valores topográficos significativamente superior ao método topográfico por Estação total e GNSS RTK e seus respectivos produtos em ambos os capítulos (1 e 2), validando acurácia e exatidão das técnicas empregadas.pt
dc.description.abstractThe objective of this work was to perform a topographic survey in certain areas using the techniques of Topography (Total Station, GNSS-RTK) and Aerophotogrammetry by Remotely Piloted Aircraft-RPAs (also known as Unmanned Aerial Vehicles-UAVs and popularly known as Drones), for that in such a way it can verify in practice the similarities and divergences of these sciences through a technical and applied vision. For the topographic survey, a GNSS receiver equipment was used, operating in RTK (Real Time Kinematic) positioning method for the acquisition of Control Points as well as the execution and data collection of several listed points. In the data collection by aerial survey, photogrammetric variables are used that directly or indirectly interfere in the final quality of the photogrammetric product, which are the topographic values represented in the form of MDT (Digital Terrain Model), which can be used as planialtimetric data. The methods of obtaining data by aerial survey with images generated by RPA, compared with the methods of terrestrial topography by GNSS, to obtain sediment volume, demonstrated that there is no statistically significant difference between the data of Volume (m³) of the methods ( RPA and GNSS), with a confidence level above 95.0%. The standardized bias and kurtosis statistical values do not indicate significant deviations from normality, validating the statistical procedures in the methodologies compared in the chapters presented here. By the method of aerial survey by RPA, it was obtained a density of points with topographic values significantly higher than the topographic method by Total Station and GNSS RTK and their respective products in both chapters (1 and 2), validating the accuracy and precision of the employed techniques.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId142067/2016-4
dc.description.sponsorshipId88881.190461/2018-01
dc.identifier.capes33004064021P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/194163
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSensoriamento remotopt
dc.subjectFotogrametria aéreapt
dc.subjectTopografiapt
dc.subjectLevantamentos topográficospt
dc.subjectSistema de informação geográficapt
dc.subjectTopographyen
dc.subjectAerophotogrammetry with dronesen
dc.subjectDigital terrain modelen
dc.subjectTopographic value erroren
dc.subjectVolume calculationsen
dc.titleTopografia na validação de modelo de terreno obtido por meio de Aeronave Remotamente Pilotada - RPApt
dc.title.alternativeTopography in the validation of land model obtained through Remote Pilot Aircraft - RPAen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramAgronomia (Energia na Agricultura) - FCApt
unesp.knowledgeAreaUso e manejo do solo e da águapt
unesp.researchAreaPlanejamento do uso do solo, estudo do meio ambiente e desenvolvimento sustentávelpt

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