Logotipo do repositório
 

Publicação:
Construção de espaços virtuais colaborativos voltados para a educação com o subsídio da web 2.0: o caso de um curso de artes

dc.contributor.advisorMartins, Carlos José [UNESP]
dc.contributor.authorBess, Márcio Luiz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-03-23T13:02:29Z
dc.date.available2017-03-23T13:02:29Z
dc.date.issued2016-12-12
dc.description.abstractMuitos dos modelos de ensino e práticas pedagógicas colocam o professor como único responsável pela formação do aluno, e o encarregam de oferecer uma educação que construa um sujeito capacitado para interagir com o mercado de trabalho e com a sociedade globalizada em que este está inserido, onde, uma grande quantidade de informações, saberes e competências são essenciais para o seu sucesso. Porém, o professor, em questão, não é subsidiado para tanto. O presente trabalho apresenta novas formas de interatividade entre os alunos e entre alunos e professores através de sistemas wikis. Tal ferramenta caracteriza-se como interativa e facilitadora do processo de aprendizado e disseminação de conhecimento por parte dos próprios estudantes no ciberespaço. Além de promover autonomia e reflexão proporciona que os educandos se tornem cidadãos mais conscientes da sociedade em que vivem e não meros expectadores. A pesquisa apresenta um histórico e convida a uma reflexão sobre o atual contexto e a problemática do ensino de Artes no Brasil, que foi construída historicamente e é reforçada até o presente pela falta de políticas públicas educacionais, por práticas educativas pouco agregadoras e pela falta de compreensão e desprestigio da arte ensinada e produzida na escola, dentre outros, que por sua vez promovem o descrédito e a invisibilidade da mesma. O trabalho também mostra as vantagens e desvantagem quanto ao uso de wikis como ferramentas para arte-educação, apontando possíveis resultados positivos para seu uso pedagógico, impulsionando para a criação de espaços colaborativos voltados para o ensino de Artes em formato de wiki. Dessa forma, são apresentados os resultados alcançados até o momento presente, focando no estudo e construção de um wikipara a arte-educação e diretrizes norteadoras para replicação de ferramentas educacionais semelhantes, visando melhorias nas práticas, processos, e nos resultados do aprendizado na arte-educação de forma coletiva e colaborativa.pt
dc.description.abstractMany of the teaching models and pedagogical practices place the teacher as the only responsible for the student's formation, and give to the teacher the responsibility to offer an education that builds a person capable of interacting with the labor market and with the globalized society, where, a lot of information, knowledge and skills are essential to their success. However, the teacher is not subsidized for that much. This study presents new forms of interactivity among students and between students and teachers through wikis systems. This tool is characterized as interactive and facilitating of the process of learning and dissemination of knowledge by students themselves in cyberspace. In addition to promoting autonomy and reflection, it allows the students to become more aware citizens of the society in which they live and not mere spectators. The research presents a history and invites a reflection on the current context and the problem of art education in Brazil, which has been built historically and until the current days there is a lack of public educational policies, and aggregating educational practices. There is also a lack of understanding and confidence on the art taught and produced at school, which in turn promote itsdistrust and invisibility. This study also shows the advantages and disadvantages of using wikis as tools for art education, pointing out possible positive results for their pedagogical use, encouraging the creation of collaborative spaces geared towards teaching Arts in wiki format. Therefore the results achieved are presented focusing on the study and construction of a wiki for art education and guiding guidelines for the replication of similar educational tools, aiming to improve the practices, processes, and results of learning in art education, in a collective and collaborative way.en
dc.identifier.aleph000882587
dc.identifier.capes33004137066P5
dc.identifier.lattes5239427739133826
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/149889
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTecnologiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectInteraçãopt
dc.subjectWikipt
dc.subjectArtespt
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectArtsen
dc.titleConstrução de espaços virtuais colaborativos voltados para a educação com o subsídio da web 2.0: o caso de um curso de artespt
dc.title.alternativeConstruction of collaborative virtual spaces back to education with web 2.0 subsidy: the case of an arts courseen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5239427739133826[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-9255-1170[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDesenvolvimento Humano e Tecnologias - IBRCpt
unesp.knowledgeAreaTecnologias nas dinâmicas corporaispt
unesp.researchAreaTecnologias, Corpo e Culturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bess_ml_dr_rcla.pdf
Tamanho:
11.36 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: