Publicação:
Educação Física, Escola Pública e a Pedagogia Waldorf: análise do ensino e aprendizagem de valores morais

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Data

2020-04-24

Orientador

Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Nas aulas de Educação Física Escolar observamos constantemente conflitos entre os alunos, como: falta de respeito, bullying, falta de empatia, agressões físicas e verbais, intolerância e outros problemas relacionados a comportamentos inadequados ao ambiente escolar. A evidente preocupação de familiares, professores e membros da equipe escolar com questões relacionadas a problemas de sociabilidade faz com que busquemos formas diferenciadas de trabalho, levando em conta não apenas o aprendizado físico e cognitivo, mas também o aspecto social e emocional. Neste sentido, procurando conhecer diferentes métodos de trabalho com valores morais, entrevistamos professores de Educação Física de Escolas Públicas e de Escolas Waldorf de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Dessa forma, na presente pesquisa objetivamos: Analisar a formação moral do aluno, no âmbito da Educação Física Escolar, na Rede Pública Municipal de duas cidades do interior do Estado de São Paulo e das Escolas Waldorf, conforme a percepção de professores de Educação Física, a) evidenciar como se processa a formação moral dos alunos nas aulas de Educação Física Escolar na Rede Pública Municipal e em Escolas Waldorf, b) constatar os desafios e/ou enfrentamentos na formação moral dos alunos; e c) evidenciar práticas pedagógicas que se diferenciam quanto à formação de valores morais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para coleta de dados utilizou-se como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados à luz da revisão de literatura e conforme a análise de conteúdo. Constatamos no âmbito da pesquisa que os professores de Educação Física buscam trabalhar o desenvolvimento moral dos alunos, mas existem fatores que contribuem para que esse trabalho tenha maiores resultados, como: o vínculo do professor a mesma escola, para uma continuidade em um trabalho que apresenta resultados à longo prazo; a participação de toda a equipe escolar; o apoio entre os componentes curriculares e a participação da família. Concluímos que a educação de valores é uma necessidade da atual sociedade, e a escola, principalmente as aulas de Educação Física são um ambiente propício, por meio de uma intervenção consciente e pontual dos professores, buscando promover uma educação que supere a preocupação apenas com o físico e cognitivo, mas que busque o desenvolvimento emocional e afetivo, respeitando os sentimentos e emoções, auxiliando na construção da autonomia e almejando um processo de aprendizagem significativo e integral.

Resumo (inglês)

In Physical Education classes, we may have conflicts among students, such as lack of respect, bullying, lack of empathy, physical and verbal aggression, intolerance and, other problems related to inappropriate behavior in this environment. The family and school staff's concern about these issues makes us look for different ways to work, not only cognitive learning but also the social and emotional aspect. Regarding this and trying to get to know different approaches to work with moral values, we interviewed Physical Education teachers from Public and Waldorf schools from two cities in the countryside of São Paulo. That way, in this research we aim to analyze the moral development of students according to the Physical Education teachers' understanding in these contexts, regarding a) show how students learn moral values in Physical Education classes in the public system and Waldorf school; b) ascertain the challenges and/or confrontations in the students' moral formation and; c) ascertain pedagogical practices that differ in the formation of moral values. It is qualitative research and for data collection, and it was used a semi-structured interview as a research instrument. The data was analyzed concerning the literature review and according to the content analysis. We found in the scope of the research that Physical Education teachers try to work students' moral development, but there may be some factors to contribute to greater outcomes; such as the teacher's connection to the same school, for long-term results; the participation of the entire school staff and the support between the curriculum components and the family participation. We concluded that moral education is necessary in the current society; the school and mainly the Physical Education classes are a favorable environment. Through a conscious and punctual intervention, the teachers may promote an education that overcomes the concern only with the cognitive, and attempt emotional and affective development, respecting feelings and emotions, helping in the construction of autonomy and aiming at a meaningful and integral learning process.

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Português

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