Publicação: A construção da identidade da mulher negra em Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo e Moi, Tituba sorcière...noire de Salém (1986), de Maryse Condé : ancestralidade, escravidão e resistência
Carregando...
Data
2024-12-06
Orientador
Callipo, Daniela Mantarro 

Coorientador
Barcala, Débora Ballielo
Pós-graduação
Letras - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa analisa a construção da identidade da mulher negra nas obras Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo, e Moi, Tituba sorcière... noire de Salem (1986), de Maryse Condé, explorando como esses romances ampliam a visibilidade de autoras e personagens negras ao traçar trajetórias sócio-históricas de protagonistas que representam e questionam a condição da mulher negra em sociedades moldadas pelo colonialismo e pela dominação masculina branca. A dissertação focaliza três eixos fundamentais — ancestralidade, escravidão e resistência —, analisando e comparando como as personagens femininas expressam, individual e coletivamente, a complexidade da identidade negra feminina nesses contextos. O confronto entre os dois romances foi realizado, sobretudo, com base nos estudos de hooks (2019, 2021, 2023), Federici (2017, 2019), Lorde (2019), Lugones (2020), Lauretis (1994), Carneiro (2019), Davis (2016), Gonzalez (2020), Oyěwùmí (2021), além dos estudos acerca da literatura comparada, permitindo uma leitura aprofundada que abrange feminismo negro, interseccionalidade e representação da mulher negra na literatura. Tal análise destaca a pluralidade da experiência feminina negra, marcada pela ancestralidade como fonte de força, pela memória da escravidão e pela resistência às imposições de gênero. Ao ressignificar o papel da mulher negra em contextos de opressão, as obras reforçam a literatura como espaço de denúncia e reconstrução da memória coletiva negra, onde essas vozes encontram protagonismo.
Resumo (inglês)
This research analyzes the construction of Black women's identity in the novels Ponciá Vicêncio (2003) by Conceição Evaristo and Moi, Tituba, sorcière... noire de Salem (1986) by Maryse Condé, exploring how these works enhance the visibility of Black female authors and characters by tracing the socio-historical trajectories of protagonists who both represent and challenge the condition of Black women in societies shaped by colonialism and white male domination. The dissertation focuses on three fundamental axes—ancestry, slavery, and resistance—examining and comparing how the female characters individually and collectively express the complexity of Black female identity in these contexts. The comparison between the two novels is primarily based on the studies of hooks (2019, 2021, 2023), Federici (2017, 2019), Lorde (2019), Lugones (2020), Lauretis (1994), Carneiro (2019), Davis (2016), Gonzalez (2020), Oyěwùmí (2021), as well as research on comparative literature, enabling an in-depth analysis that encompasses Black feminism, intersectionality, and the representation of Black women in literature. This analysis highlights the plurality of Black women's experiences, marked by ancestry as a source of strength, the memory of slavery, and resistance to gender impositions. By re-signifying the role of Black women in oppressive contexts, these works reinforce literature as a space for denouncing injustice and reconstructing Black collective memory, where these voices take center stage.
Resumo (francês)
Cette recherche analyse la construction de l'identité de la femme noire dans les œuvres Ponciá Vicêncio (2003) de Conceição Evaristo et Moi, Tituba sorcière... noire de Salem (1986) de Maryse Condé, en explorant comment ces romans amplifient la visibilité des auteures et des personnages noirs en retraçant des trajectoires socio-historiques des protagonistes qui représentent et questionnent la condition de la femme noire dans les sociétés façonnées par le colonialisme et la domination masculine blanche. La dissertation se concentre sur trois axes fondamentaux — l’ancestralité, l’esclavage et la résistance —, en analysant et en comparant comment les personnages féminins expriment, individuellement et collectivement, la complexité de l'identité féminine noire dans ces contextes. La comparaison des deux romans repose principalement sur les études de hooks (2019, 2021, 2023), Federici (2017, 2019), Lorde (2019), Lugones (2020), Lauretis (1994), Carneiro (2019), Davis (2016), Gonzalez (2020), ainsi que sur des travaux en littérature comparée, permettant une lecture approfondie qui comprend le féminisme noir, l'intersectionnalité et la représentation de la femme noire dans la littérature. Cette analyse met en lumière la pluralité de l'expérience féminine noire, marquée par l'ancestralité comme source de force, par la mémoire de l’esclavage et par la résistance aux impositions de genre. En redéfinissant le rôle de la femme noire dans des contextes d'oppression, les œuvres renforcent la littérature comme espace de dénonciation et de reconstruction de la mémoire collective noire, où ces voix trouvent leur protagonisme.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
BATISTA, Jaqueline Priscila Gomes. A construção da identidade da mulher negra em Ponciá Vicêncio (2003), de Conceição Evaristo e Moi, Tituba Sorcière...Noire de Salém (1986), de Maryse Condé: ancestralidade, escravidão e resistência. 2025. 188 p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.