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Publicação:
Quando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 2

dc.contributor.authorPagani, Gabriela [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Maria José Da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Andreza
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.date.accessioned2023-07-29T11:14:53Z
dc.date.available2023-07-29T11:14:53Z
dc.date.issued2023-03-10
dc.description.abstractEste artículo analiza el fenómeno de la renuncia de profesores y su relación con las condiciones laborales en el sistema escolar del estado de São Paulo. La discusión se basa en una revisión bibliográfica sobre el tema, en datos estadísticos sobre el período de abandono entre 2012 a 2018 y información obtenida a través de entrevistas semiestructuradas. Los datos analizados mostraron altas y constantes tasas de abandono en el período y mostraron que la renuncia es el momento final de un proceso fuertemente influenciado por la insatisfacción con las condiciones laborales, especialmente carrera, salarios, jornada laboral, organización y estructura de la red pública de São Paulo.es
dc.description.abstractEste artigo analisa o fenômeno da exoneração de docentes e sua relação com as condições de trabalho na rede estadual paulista de ensino. A discussão parte de levantamento bibliográfico acerca da temática, de dados estatísticos sobre a exoneração no período de 2012 a 2018 e de informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da rede. Os dados analisados mostraram elevados e constantes índices de exoneração no período e evidenciaram que este é o momento final de um processo de desistência influenciado fortemente pela insatisfação diante das condições de trabalho, sobretudo da carreira, dos salários, da jornada de trabalho, e da organização e estrutura da rede paulista.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0055
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 34, p. -, 2023.
dc.identifier.doi10.1590/1980-6248-2021-0055
dc.identifier.fileS0103-73072023000100503.pdf
dc.identifier.issn1980-6248
dc.identifier.scieloS0103-73072023000100503
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244840
dc.language.isopor
dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectexoneração docentept
dc.subjectabandono do magistériopt
dc.subjectcondições de trabalho docentept
dc.subjectvalorização do magistériopt
dc.subjectrede pública de ensino paulistapt
dc.titleQuando os professores desistem: um estudo sobre a exoneração na rede pública estadual de ensino de São Paulo 1 2pt
dc.title.alternativeCuando los profesores renuncian al trabajo: un estudio sobre el sistema escolar público en estado de São Pauloes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-9369-2285[1]
unesp.author.orcid0000-0002-4747-6570[2]
unesp.author.orcid0000-0003-0363-7608[3]

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