Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA NA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS À ANÁLISE DOCUMENTÁRIA

dc.contributor.authorTerra, Marcos Vinícius Santos Carvalho [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Carlos Cândido De [UNESP]
dc.contributor.authorSabbag, Deise Maria Antonia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2025-04-29T20:11:56Z
dc.date.issued2024-03-22
dc.description.abstractO artigo explora a relação dialógica que pode ser estabelecida entre a teoria francesa de análise do discurso na Organização da Informação e Conhecimento no âmbito brasileiro. Em sentido amplo o percurso reflexivo compreende uma possível gnosiologia presente na Ciência da Informação e os estudos discursivos. O foco deste estudo analítico está nas questões interdisciplinares, bem como nas relações epistemológicas, que esse diálogo apresenta para Análise Documentária. O objetivo é o estabelecimento das relações interdisciplinares das duas áreas de estudo no contexto brasileiro, tendo como caminho metodológico para o entendimento desta perspectiva diacrônica a epistemologia crítica. Três linhas de análise do discurso foram eleitas para efeitos da relação dialógica: a linha de Michel Pêcheux, a linha da Sociolinguística e a linha de Michel Foucault. A primeira e a terceira estão presentes em trabalhos realizados no âmbito da Ciência da Informação, notadamente nas convergências com a Análise Documentária, tendo como confluência a informação como discurso, o sujeito, a linguagem e a pragmática. Os caminhos possíveis apontam para um cenário afetado por disputas de poder. Assim, tal cenário produz efeitos de sentido e precisa ser analisado por um gesto de leitura, levando em consideração as questões históricas de tempo e espaço, pois dependendo do momento cultural e temporal, a informação e o discurso podem produzir diferentes efeitos de sentido.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v71i0.8652798
dc.identifier.citationRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Universidade Estadual de Campinas, v. 17, p. -, 2024.
dc.identifier.doi10.20396/rdbci.v71i0.8652798
dc.identifier.fileS1678-765X2019000100409.pdf
dc.identifier.issn1678-765X
dc.identifier.scieloS1678-765X2019000100409
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/308307
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas
dc.relation.ispartofRDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectInterdisciplinaridadept
dc.subjectCiência da Informaçãopt
dc.subjectOrganização do Conhecimentopt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.titleANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA NA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO BRASIL: CONSIDERAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS À ANÁLISE DOCUMENTÁRIApt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0002-4275-3292[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8552-1029[2]
unesp.author.orcid0000-0001-6392-4719[3]

Arquivos

Coleções