Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos

dc.contributor.advisorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.authorModesto, Marco Antonio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z
dc.date.issued2002-12-23
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar e compreender como professores de matemática vivenciam - e analisam - suas participações em cursos, seminários, workshops, e outros momentos de formação permanente, nas quais estão ou estiveram envolvidos. Os procedimentos metodológicos utilizados valem-se da pesquisa qualitativa com enfoque de inspiração fenomenológica. Unidades de significado foram recortadas de entrevistas realizadas com dez professores de matemática da Rede Pública Estadual e Municipal das cidades de Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista e Macatuba. Significados foram atribuídos num processo de redução fenomenológica, numa trajetória de convergências. Essa modalidade de análise permitiu a construção de dez categorias, chamadas abertas, assim nomeadas: graduação, volta à Universidade, conteúdos matemáticos x questões do dia-a-dia, reflexão e ação, coletivo, aplicabilidade, mudança, atualização e transformação, dificuldades, continuidade e informática. Esboçadas e discutidas essas categorias, o trabalho é concluído com o diálogo entre essas categorias e autores que constituíram nosso referencial bibliográficopt
dc.description.abstractThis research features a discussion on the feeling and views teachers of mathematics nurture as they take part in courses, seminars and workshops all along their in-service formation. The issue is assessed with the help of qualitative research methodology from a phenomenological perspective. Units of Meaning were ellicited from the interviews conducted with ten teachers of State and City Schools in Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista and Macatuba. Meanings were attributed in a process of phenomenological reduction pointing to a convergence. This kind of analysis allowed the construction of ten open categories as follows: graduation, going back to college, mathematical contents versus daily life, reflection and action, collective, applicability, change, updating and transformation, difficulties, continuity, information systems. After these categories were outlined and discussed, a dialogue among the categories and authors used as bibliographical references closes the worken
dc.format.extent188 f. : il.
dc.identifier.aleph000189807
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationMODESTO, Marco Antonio. Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos. 2002. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2002.
dc.identifier.filemodesto_ma_me_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90905
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Educaçãopt
dc.subjectEducação permanentept
dc.subjectPesquisa qualitativapt
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectQualitative researchen
dc.titleFormação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhospt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5089072868644414[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-0750-8483[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciênciaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
modesto_ma_me_bauru.pdf
Tamanho:
780.11 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format