Publicação: Habilidades sociais e problemas de comportamento de estudantes com altas habilidades/superdotação: caracterização, aplicação e avaliação de um programa de intervenção
dc.contributor.advisor | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Paula de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T13:55:56Z | |
dc.date.available | 2016-10-25T13:55:56Z | |
dc.date.issued | 2016-09-26 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da área de Habilidades Sociais contribuiu de modo relevante para a compreensão das relações interpessoais. Em se tratando de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), há poucos estudos que relacionam esses dois temas, sendo que alguns apontam a necessidade de treino de habilidades sociais com essas crianças e, também, a necessidade de apoio familiar. Esta pesquisa foi dividida em dois estudos. O primeiro buscou descrever as habilidades sociais e problemas de comportamento de estudantes com AH/SD, sob o ponto de vista do estudante e de seus respectivos pais/responsáveis e professoras, descrever comportamentos problemáticos e a importância das habilidades sociais para os pais/responsáveis e professoras e, descrever a competência acadêmica dos estudantes segundo as professoras. Participaram 10 pais/responsáveis, oito professoras e 10 estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública, identificados com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais - SSRS versão para pais, professores e alunos, e ao Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas - QRSH versão para pais e professores. Os resultados apontaram que os estudantes apresentaram habilidades sociais, entretanto, com indicativos de necessidade de atenção preventiva e intervenção nos fatores que apresentaram déficits sociais de acordo com o relato dos estudantes, seus respectivos pais/responsáveis e professoras. Tais dados possibilitaram que sejam programadas intervenções preventivas, conforme indicação dos pais/responsáveis e professoras e, também, condizente à necessidade apontada pelos próprios estudantes. O segundo estudo teve como objetivo descrever o repertório de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Desempenho Acadêmico de estudantes com AH/SD antes e depois de intervenções sobre o tema com os estudantes, pais/responsáveis e professoras, sob o ponto de vista deles. Participaram oito pais/responsáveis, oito professoras e nove estudantes, identificados com AH/SD. Os participantes responderam ao questionário Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais – SSRS-BR versão para pais, professores e alunos e ao Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas - QRSH versão para pais e professores. Os participantes foram divididos em grupos de estudantes, pais/responsável e professoras. Realizou-se delineamento quase experimental com aplicação de pré-teste, pós-teste e seguimento e a coleta foi conduzida em sete etapas. Análises foram conduzidas conforme o manual de cada instrumento e comparações e correlações dos resultados obtidos para cada grupo. Considerando os percentis, os resultados apontaram melhoras, segundo os estudantes, em todos os fatores de habilidades sociais do SSRS-BR no seguimento. Para os pais/responsáveis houve melhora em responsabilidade e para as professoras em habilidades sociais gerais, autocontrole, assertividade/desenvoltura social cooperação/afetividade e competência acadêmica. Os resultados dos dois estudos apontam para a necessidade de estudos que avaliem habilidades sociais de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação e elaborem intervenções para o desenvolvimento destas habilidades com esta população envolvendo além dos próprios alunos, seus pais e professores. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2014/10826-6 | |
dc.identifier.aleph | 000874722 | |
dc.identifier.capes | 33004056085P0 | |
dc.identifier.lattes | 8149650593877042 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-5332-256X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/144433 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Altas habilidades/Superdotação | pt |
dc.subject | Habilidades sociais | pt |
dc.subject | Problemas de comportamento | pt |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Psicologia | pt |
dc.title | Habilidades sociais e problemas de comportamento de estudantes com altas habilidades/superdotação: caracterização, aplicação e avaliação de um programa de intervenção | pt |
dc.title.alternative | Social skills and behavior problems of gifted students: characterization, aplication and assessment of a intervention program | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 8149650593877042[2] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-5332-256X[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC | pt |
unesp.knowledgeArea | Desenvolvimento e aprendizagem | pt |
unesp.researchArea | Aprendizagem e ensino | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- oliveira_ap_me_bauru.pdf
- Tamanho:
- 1.21 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.07 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: