Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ator criador na Fondazione Pontedera Teatro: reflexões acerca do diretor ignorante e do ator emancipado

dc.contributor.advisorRamírez, José Manuel Lázaro de Ortecho [UNESP]
dc.contributor.authorLeonardi, Letícia Maciel [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z
dc.date.issued2012-10-05
dc.description.abstractEste trabalho é uma reflexão sobre os processos de criação da Compagnia Laboratorio da Fondazione Pontedera Teatro, na Itália, de 1986 a 2009. O foco das análises está na relação “diretor ignorante” e “ator emancipado”, conforme as expressões cunhadas por Jacques Rancière, em referência à relação aprendizagem/criação cujo mestre/diretor não assume a figura tradicional de instrutor. Nos processos de criação analisados, tal como no modelo apresentado por Rancière, a igualdade, a liberdade e a autonomia são pressupostos para a criação. Assim, o experimento artístico adquire maior importância que a obra acabada, pois é considerado uma prática pedagógica de autoformação, ou seja, trabalho do ator sobre si mesmo. O presente estudo percorre a história destas práticas nos processos da Compagnia até as experiências mais recentes, realizadas entre 2008 e 2009. Para alcançar a essência dessas vivências coletivas, apoiei-me metodologicamente na análise do discurso dos atores, empreendida por meio das “unidades de significado”, procedimento apresentado por Ozeneide Venâncio Mello Machadopt
dc.description.abstractThis work is a reflection on the creating process of the Compagnia Laboratorio da Fondazione Pontedera Teatro, in Italy, from 1986 to 2009. The analysis focus is the relationship ignorant director and emancipated actor, as the expression coined by Jacques Rancière, in reference to the relationship learning / creating whose master / director does not take the traditional figure of the instructor. On the creating processes analyzed, as in the model presented by Rancière, equality, freedom and autonomy are preconditions for creation. Thus, the art experimentation takes greater importance than the finished work, because it is considered as a pedagogical practice of self instruction, in another words, the actor's work on himself. This study covers the history of these practices in the processes of the Compagnia to the most recent experiments, carried out between 2008 and 2009. To achieve the essence of these collective experiences, I relied methodologically on the actors' speech analysis, undertaken on the meaning units, presented by Ozeneide Venâncio Mello Machadoen
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.format.extent228 f. : il.
dc.identifier.aleph000710878
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.citationLEONARDI, Letícia Maciel. O ator criador na Fondazione Pontedera Teatro: reflexões acerca do diretor ignorante e do ator emancipado. 2012. 228 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
dc.identifier.fileleonardi_lm_me_ia.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86859
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBacci, Roberto, 1949-pt
dc.subjectFondazione Pontedera teatropt
dc.subjectAtorespt
dc.subjectTeatropt
dc.subjectRepresentação teatralpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectActorspt
dc.titleO ator criador na Fondazione Pontedera Teatro: reflexões acerca do diretor ignorante e do ator emancipadopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstéticas e poéticas cênicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
leonardi_lm_me_ia.pdf
Tamanho:
1.42 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format