Logotipo do repositório
 

Publicação:
Design emocional e análise observacional: inter-relações entre produto e usuário

dc.contributor.advisorMenezes, Marizilda dos Santos [UNESP]
dc.contributor.advisorDurão, Maria João [UNESP]
dc.contributor.authorMaffei Simacek, Simone Thereza Alexandrino [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-11T12:09:45Z
dc.date.available2016-03-11T12:09:45Z
dc.date.issued2016-01-26
dc.description.abstractO design, em seus diversos campos, é um agente gerador de necessidades contínuas. Responsabiliza-se por causar o desejo de compra e isso se dá principalmente com a exposição de seus produtos em vitrinas. Mas um expositor pode também ser considerado um produto de design, pois, para chamar a atenção do consumidor e despertar-lhe prazer (visual), usa de estratégias que envolvem elementos de percepção e emoção. Luzes, cores, formas, elementos tridimensionais encenam valores sociais, econômicos e culturais e isso provoca no observador uma mistura de sentimentos. Porém as respostas emocionais que ocorrem diante de uma vitrina não são conhecidas pelos designers, tampouco quais são os elementos da vitrina que provocam esses retornos afetivos. Seriam os elementos de percepção ou os objetos expostos? Haveria alterações nessas respostas ao colocar um objeto de possível desagrado emocional, como uma cadeira de rodas? Além disso, conseguir compreender as respostas emocionais dos consumidores ao observa-los diante de uma vitrina geraria informações projetuais muito mais verdadeiras e seguras sobre o que se está observando, do que propor um questionamento. Questionar um consumidor sobre um produto pode pô-lo em situação desconfortável e sua resposta não seria, assim, verdadeira. Portanto essa pesquisa visa compreender as respostas emocionais de observadores de vitrinas, por meio de imagens das mesmas, aplicando metodologia observacional, e assim obter dados que possam corroborar o design, nos âmbitos do emocional e de moda.pt
dc.description.abstractThe design, in its various fields, is a generator agent of needs. The responsibility of design is causing the desire to purchase and the mainly way to do this proposition is with the exposure of products in shop windows. But an exhibitor can also be considered a design product, therefore, to draw the consumer's attention and awaken them (visual) pleasure, uses strategies that involve elements of perception and emotion. Lights, colours, shapes, three-dimensional elements enact social, economic and cultural values and this causes in observers a mixture of feelings. But the emotional responses that occur in front of a shop window are not known by designers, nor what are the elements of shop window that cause these emotional returns. Would be the exhibits elements of perception? There would be changes in these responses when introducing a possible emotional dislike object, such as a wheelchair? In addition, be able to understand the emotional responses of consumers, by observation, in front of a shop window would generate data to design much more accurate and secure about what consumers are watching, than proposing them a question. Questioning consumers about a product can be an uncomfortable situation and their answer would not be true. Therefore this research aims to perceive the emotional responses of consumers in front of images of shop windows, applying observational methodology, and thus obtain data that can corroborate the design, in the emotional and fashion areas.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES/PDSE: 13845/12-8
dc.description.sponsorshipIdCNPq/Programa Ciência sem Fronteiras: 248830/2013-9
dc.identifier.aleph000871981
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.lattes4760173147289270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/136228
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesign emocionalpt
dc.subjectPercepção visualpt
dc.subjectCorpt
dc.subjectVitrinapt
dc.subjectMetodologia observacionalpt
dc.subjectClusteringen
dc.subjectEmotional designen
dc.subjectVisual perceptionen
dc.subjectColouren
dc.subjectShop windowen
dc.subjectObservational methodologyen
dc.titleDesign emocional e análise observacional: inter-relações entre produto e usuáriopt
dc.title.alternativeEmotional design and observational analysis: interrelations between product and useren
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4760173147289270
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt
unesp.researchAreaPlanejamento de produtopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
maffeisimacek_sta_dr_bauru.pdf
Tamanho:
9.74 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: