Logo do repositório
 

A Base Nacional Comum Curricular e os processos avaliativos no ensino fundamental anos iniciais

dc.contributor.advisorBertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.contributor.authorCardoso, Ana Paula de Souza
dc.date.accessioned2023-11-30T14:57:32Z
dc.date.available2023-11-30T14:57:32Z
dc.date.issued2023-11-16
dc.description.abstractTendo em vista a recém implementação na educação básica do documento normativo intitulado como Base Nacional Comum Curricular- BNCC, o presente estudo procurou investigar as possíveis alterações dessa política para as avaliações de aprendizagem na etapa do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI), em uma escola privada do interior de São Paulo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, composta por duas fases: a primeira envolve um levantamento bibliográfico e documental ligado à temática e, a segunda, ao viés empírico das entrevistas semi estruturadas. Para isso, foram entrevistadas quatro professoras do segundo ao quinto ano do EFAI com o objetivo de compreender as percepções das profissionais sobre a BNCC, como também, suas concepções sobre as avaliações da aprendizagem no cotidiano escolar. Os resultados obtidos a partir das entrevistas evidenciaram que as docentes entendem a BNCC como um documento provedor de conteúdos mínimos, que proporcionou reflexões durante o processo de formulação do planejamento curricular na/da escola. Isso ao longo dos anos, modificou tanto a prática de dentro de sala de aula quanto a avaliação, contudo, as entrevistadas sinalizaram que as alterações mais marcantes principalmente, na forma de avaliar o aluno, foram consequência do empenho da equipe gestora do colégio em buscar algo que fosse para além daquilo que se sinaliza na BNCC.pt
dc.description.abstractIn view of the recent implementation in basic education of the normative document entitled as National Common Curriculum Base - BNCC, the present study sought to investigate the possible changes of this policy for learning evaluations in the stage of Elementary School Early Years (EFAI), in a private school in the interior of São Paulo. This is a research with a qualitative approach, composed of two phases: the first involves a bibliographic and documentary survey linked to the theme and, the second, to the empirical bias of the semi-structured interviews. For this, four teachers from the second to the fifth year of EFAI were interviewed in order to understand the perceptions of professionals about the BNCC, as well as their conceptions about the evaluations of learning in everyday school life. The results obtained from the interviews showed that the teachers understand the BNCC as a document that provides minimal content, which provided reflections during the process of formulating curricular planning in/of the school. This over the years has modified both the practice of the classroom and the evaluation, however, the interviewees signaled that the most striking changes mainly, in the way of evaluating the student, were a consequence of the commitment of the school's management team to seek something that went beyond what is signaled in the BNCC.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251577
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpt
dc.subjectEducationen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectNational Common Curricular Baseen
dc.subjectElementary school teachersen
dc.titleA Base Nacional Comum Curricular e os processos avaliativos no ensino fundamental anos iniciaispt
dc.title.alternativeThe Common National Curricular Base and the evaluation processes in elementary school early yearsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogia

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cardoso_aps_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.25 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
cardoso_aps_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
102.63 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: