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Publicação:
Ações em redes de políticas públicas no Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho

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Orientador

Parente, Cláudia da Mota Darós

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Um país como o Brasil, com toda a sua amplitude, diversidade e desigualdade, representa um grande desafio para qualquer gestor público. Tomar a Educação como prioridade e usar seu poder transformador para, a longo prazo, mudar a realidade dos jovens, formando cidadãos autônomos e conscientes de seu papel na sociedade, deveria ser o ponto de partida para a construção de novas políticas públicas. Este estudo direciona o olhar para a política pública responsável pela criação da Rede Federal, os princípios da Educação Integral e do Ensino Técnico Integrado, bem como a contribuição das redes de políticas públicas na formação integral dos estudantes. O Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no município de Jacarezinho propôs a construção de um novo currículo, estruturado dentro dos pressupostos da Educação Integral, o que permite e incentiva a formação de redes de políticas públicas e possibilita uma nova dinâmica no processo de formação integral dos estudantes do Ensino Técnico Integrado. Com essa ação de redes, novos atores das mais diversas áreas passam a contribuir para o projeto pedagógico do Instituto com conhecimento, recursos e experiências, proporcionando aos estudantes novas vivências. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de formação da rede de políticas públicas no Ensino Técnico Integrado do IFPR Campus Jacarezinho, verificando suas contribuições na formação integral dos estudantes. Os objetivos específicos são: sistematizar o conceito e estudar as ações de redes de políticas públicas na Educação; contextualizar o processo de criação dos Institutos Federais, as políticas públicas que levaram à implementação do Ensino Técnico Integrado e o processo de abertura da instituição para as ações em redes de políticas públicas; mapear e caracterizar a rede de políticas públicas do IFPR Campus Jacarezinho para identificar as relações estabelecidas com os atores externos e as contribuições para a formação dos estudantes. Para isso, a presente tese foi organizada em três estudos, cada um utilizando técnicas e ferramentas metodológicas apropriadas, englobando: pesquisa bibliográfica, levantamento bibliométrico, análise documental, aplicação de formulário para levantamento de dados, mapeamento de rede, grupo focal e análise de políticas. Ao final do trabalho, foi realizada a junção e a triangulação dos dados, analisando as relações estabelecidas entre os estudos e permitindo contemplar os assuntos de forma sistêmica. Há um longo caminho a ser percorrido para que o Ensino Técnico Integrado cumpra sua função social de combate às desigualdades. Contudo, o estudo evidenciou que a rede formada no IFPR Campus Jacarezinho, que reúne atores externos como órgãos públicos, instituições do terceiro setor e empresas privadas, têm estabelecido relações de trocas produtivas, somando às atividades desenvolvidas pelos atores internos. Apesar disso, é imprescindível que a temática seja amplamente discutida. Por um lado, para que novos estudos tragam evidências das repercussões desse tipo de rede na área da educação; por outro, para que sejam estabelecidas formas de regulação por parte do Estado, de modo a orientar as instituições públicas e estabelecer limites claros entre o público e o privado na área da educação.

Resumo (inglês)

A country like Brazil, with all its breadth, diversity and inequality, represents a major challenge for any public administrator. Making education a priority and using its transformative power to change the reality of young people in the long term, forming autonomous citizens who are aware of their role in society, should be the starting point for the construction of new public policies. This study focuses on the public policy responsible for the creation of the Federal Network, the principles of Comprehensive Education and Integrated Technical Education, as well as the contribution of public policy networks to the comprehensive education of students. The Campus of the Federal Institute of Paraná (IFPR) in the city of Jacarezinho proposed the construction of a new curriculum, structured within the premises of Comprehensive Education, which allows and encourages the formation of public policy networks and enables a new dynamic in the process of comprehensive education of students in Integrated Technical Education. With this network action, new actors from the most diverse areas begin to contribute to the pedagogical project of the Institute with knowledge, resources and experiences, providing students with new experiences. The general objective of this research is to analyze the process of formation of the public policy network in Integrated Technical Education at IFPR Campus Jacarezinho, verifying its contributions to the comprehensive education of students. The specific objectives are: to systematize the concept and study the actions of public policy networks in Education; to contextualize the process of creation of Federal Institute, the public policies that led to the implementation of Integrated Technical Education and the process of opening the institution to actions in public policy networks; to map and characterize the public policy network of IFPR Campus Jacarezinho to identify the relationships established with external actors and the contributions to the education of students. To this end, this thesis was organized into three studies, each using appropriate methodological techniques and tools, including: bibliographic research, bibliometric survey, document analysis, application of a data collection form, network mapping, focus group and policy analysis. At the end of the work, the data were combined and triangulated, analyzing the relationships established between the studies and allowing the issues to be addressed in a systemic way. There is a long way to go for Integrated Technical Education to fulfill its social function of combating inequalities. However, the study showed that the network formed at IFPR Campus Jacarezinho, which brings together external actors such as public agencies, third sector institutions and private companies, has established productive exchange relationships, adding to the activities developed by internal actors. Despite this, it is essential that the topic be widely discussed. On the one hand, so that new studies can provide evidence of the repercussions of this type of network in the area of ​​education; on the other, so that forms of regulation by the State can be established, in order to guide public institutions and establish clear boundaries between the public and private sectors in the area of ​​education.

Descrição

Palavras-chave

Redes de políticas públicas, Políticas públicas, Ensino técnico integrado, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Instituto Federal do Paraná, Campus Jacarezinho, Public policy network, Integrated technical education

Idioma

Português

Como citar

COSTA, Danusa Freire. Ações em redes de políticas públicas no Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho. Orientadora: Cláudia da Mota Darós Parente. 2025. 193 p. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.

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