Logotipo do repositório
 

Publicação:
São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Valéria [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Letícia Lima de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-09-09T13:52:12Z
dc.date.available2020-09-09T13:52:12Z
dc.date.issued2020-03-30
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores.pt
dc.description.abstractThis master's thesis identifies and analyzes the political and ideological intentions of the São Paulo Faz Escola educational program, especially regarding the didactic material of the discipline of Sociology. Based on Cadernos do Professor and Cadernos do Aluno, a content analysis was carried out. The São Paulo Faz Escola program was launched by the São Paulo State Department of Education in 2008 with the objective of unifying the entire school network. Among the policies implemented by the program, the consolidation of the common official curriculum and the distribution of teaching material for the final years of elementary and high school stands out. The research found that the educational program establishes standardization not only in curricular content, but in all dimensions of school dynamics, with learning being the means of adaptability to social demands, especially with regard to the economic functioning of society. Regarding the discipline of Sociology, there is no effective development of critical reflection, as pragmatic and utilitarian perspectives of sociological knowledge have been identified. The dissertation intended to contribute to the reflection on the teaching of Sociology in the neoliberal context from the Developmental Education and its interlocutors.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes25016016039P8
dc.identifier.lattes1046446044110692
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/193422
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPolíticas educacionaispt
dc.subjectEnsino de sociologiapt
dc.subjectCurrículo e programaspt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectEducação (São Paulo)pt
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectSociology teachingen
dc.subjectCurriculum and programsen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectEducation (São Paulo)en
dc.titleSão Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análisept
dc.title.alternativeSão Paulo Faz Escola and the teaching of sociology: trajectory and analysisen
dc.title.alternativeSão Paulo Faz Escola y la enseñanza de la sociología: trayectoria y análisises
dc.title.alternativeSão Paulo Faz Escola et l'enseignement de la sociologie: trajectoire et analysefr
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1046446044110692
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramSociologia em Rede Nacional - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaEducação, escola e sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_ll_me_mar.pdf
Tamanho:
2.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.96 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: