Publicação: São Paulo Faz Escola e o ensino de sociologia: trajetória e análise
Carregando...
Arquivos
Data
2020-03-30
Autores
Orientador
Barbosa, Maria Valéria 

Coorientador
Pós-graduação
Sociologia em Rede Nacional - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação de mestrado identifica e analisa intencionalidades políticas e ideológicas do programa educacional São Paulo Faz Escola, sobretudo quanto ao material didático da disciplina de Sociologia. Tendo como fontes os Cadernos do Professor e Cadernos do Aluno, foi realizada uma análise de conteúdo. O programa São Paulo Faz Escola foi lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2008 visando a unificação escolar de toda a rede. Dentre as políticas instauradas pelo programa, destaca-se a consolidação do currículo oficial comum e distribuição do material didático apostilado para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A pesquisa constatou que o programa educacional estabelece padronização não somente nos conteúdos curriculares, mas, em todas dimensões da dinâmica escolar, sendo a aprendizagem o meio de adaptabilidade às demandas sociais, sobretudo ao que tange o funcionamento econômico da sociedade. Em relação a disciplina de Sociologia, não há desenvolvimento efetivo de reflexão crítica, pois foram identificadas perspectivas pragmáticas e utilitaristas do saber sociológico. A dissertação pretendeu contribuir para a reflexão sobre ensino de Sociologia no contexto neoliberal a partir do Ensino Desenvolvimental e seus interlocutores.
Resumo (inglês)
This master's thesis identifies and analyzes the political and ideological intentions of the São Paulo Faz Escola educational program, especially regarding the didactic material of the discipline of Sociology. Based on Cadernos do Professor and Cadernos do Aluno, a content analysis was carried out. The São Paulo Faz Escola program was launched by the São Paulo State Department of Education in 2008 with the objective of unifying the entire school network. Among the policies implemented by the program, the consolidation of the common official curriculum and the distribution of teaching material for the final years of elementary and high school stands out. The research found that the educational program establishes standardization not only in curricular content, but in all dimensions of school dynamics, with learning being the means of adaptability to social demands, especially with regard to the economic functioning of society. Regarding the discipline of Sociology, there is no effective development of critical reflection, as pragmatic and utilitarian perspectives of sociological knowledge have been identified. The dissertation intended to contribute to the reflection on the teaching of Sociology in the neoliberal context from the Developmental Education and its interlocutors.
Descrição
Idioma
Português