Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação da atividade anti -ulcerogênica, antidiarréica e antiinflamatõria de astronium fraxinifolium Schott: Uma espécie medicinal do cerrado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Hiruma-Lima, Clélia Akiko
Kushima, Hélio

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este trabalho visa o estudo dos efeitos biológicos dos extratos hidroalcóolicos (HDA) obtidos das cascas e folhas de Astronium fraxinifolium (Anacardiaceae), uma espécie medicinal do Cerrado brasileiro. Com base nas indicações populares de uso da espécie no combate a diversos males como a diarréia, cólicas, inflamação e reumatismo e a confirmação pela literatura da atividade gastroprotetora da espécie congênere Astronium urundeuva, foram realizados modelos experimentais in vivo para caracterizar a propriedade anti-úlcera, antidiarrêica e antiinflamatória dos extratos hidroalcóolicos de cascas (A.f.cs) e folhas (A.f.fol) de A. fraxinifolium. A propriedade antiulcerogênica dos A.f.cs e A.f.fol, administrado pela via oral, em diferentes doses (125, 250 e 500 mg/kg) foi avaliada em modelos experimentais in vivo em que os ratos Wistar machos foram confrontados com agentes ulcerogênicos químicos como etanol absoluto e droga antiinflamatória não-esteroidal (DAINE). Os fatores envolvidos na gastroproteção dos extratos foram avaliados através da quantificação de glutationa total do raspado da mucosa, volume do suco gástrico, concentração de íons H+ e pH do suco gástrico. A atuação de fatores protetores da mucosa gástrica como óxido nítrico (NO) e compostos sulfidrílicos (SH) também foram analisados sob efeito de ambos os extratos. A propriedade antidiarrêica dos extratos (500 mg/kg, p.o.) também foi avaliada através da motilidade intestinal, índice de evacuações e acumulo de fluidos intestinais. Ambos os extratos (500 mg/kg, p.o. e 50 mg/kg, i.p.) também foram submetidos a avaliação em dois modelos experimentais (edema da pata induzida por carragenina e teste de formalina) onde as propriedades antiedematogênica e antiinflamatória foram analisadas em roedores. Ambos os extratos foram estudos fitoquimicamente em CLAE-DAE... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Descrição

Palavras-chave

Plantas dos cerrados, Anacardicea, Plantas medicinais, Matéria médica vegetal, Ulceras - Prevenção

Idioma

Português

Como citar

SERIKAVA, Silvia Massae Oide. Avaliação da atividade anti -ulcerogênica, antidiarréica e antiinflamatõria de astronium fraxinifolium Schott: Uma espécie medicinal do cerrado. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2010.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação