Comparação da leitura de escolares com gagueira em duas condições de escuta: habitual e atrasada
dc.contributor.author | Buzzeti, Paula Bianca Meireles De Moura | |
dc.contributor.author | Fiorin, Michele | |
dc.contributor.author | Martinelli, Natália Lira | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Cláudia Vieira | |
dc.contributor.author | Oliveira, Cristiane Moço Canhetti De | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T17:26:47Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T17:26:47Z | |
dc.date.issued | 2016-02-01 | |
dc.description.abstract | ABSTRACTPurpose: to compare the immediate effects of delayed auditory feedback in oral reading task of school-age children with persistent developmental stuttering.Methods: this study was approved by the Institutional Ethics Committee (n° 0714/2013). Participated 16 school-children aged 8-17 years, 11 males and 5 females, divided into two experimental groups (EG1 and EG2) with 8 participants each; EG1 composed by participants with moderate stuttering and EG2 with severe or very severe stuttering. The procedures employed were: audiologic evaluation, fluency assessment in spontaneous speech and evaluation of oral reading fluency, in two listening situations: with Nonaltered Auditory Feedback - NAF and Delayed - DAF. The Fono Tools software along with Andrea PureAudio USB -AS adapter and headset microphone Karsect HT- 2 were employed to cause the effect of the DAF and to record speech.Results: the effect of the delayed auditory feedback led to reduction of stuttering-like disfluencies in both groups, but the frequency of other disfluencies increased in the moderate stuttering group and decreased in the group with severe / very severe stuttering and thus, total disfluencies showed a more significant decrease in EG2. There were statistically significant differences for oral reading only in intergroup comparison for stuttering-like disfluencies, at nonaltered auditory feedback situation.Conclusions: the delayed auditory feedback did not cause significant effects during oral reading in both groups, however the effect may tend to be considered as positive for the group with severe / very severe stuttering. | en |
dc.description.abstract | RESUMOObjetivo: comparar os efeitos imediatos do atraso na retroalimentação auditiva na tarefa de leitura oral em escolares com gagueira do desenvolvimento persistente.Métodos: estudo aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição (n°0714/2013). Participaram 16 escolares, com idade de 8 a 17 anos, sendo 11 do gênero masculino e 5 do feminino, separados em dois Grupos Experimentais (GE1 e GE2) de 8 participantes cada; o GE1 composto de participantes com gagueira moderada e o GE2 com gagueira grave ou muito grave. Os procedimentos utilizados foram: avaliação audiológica, avaliação da fluência na fala espontânea e avaliação da fluência na leitura oral em duas condições de escuta: com Retroalimentação Auditiva Habitual - RAH e atrasada - RAA. O software Fono Tools junto com o Adaptador Andrea PureAudio USB-AS e microfone auricular Karsect HT-2 foram utilizados para provocar o efeito da RAA e gravar a fala.Resultados: o efeito da retroalimentação auditiva atrasada ocasionou redução das disfluências típicas da gagueira em ambos os grupos, porém a frequência de outras disfluências aumentou no grupo de gagueira moderada e diminuiu no grupo com gagueira grave/muito grave e, desta forma, o total de disfluências apresentou uma diminuição mais significativa no GE2. A diferença foi estatisticamente significante apenas na comparação intergrupos das disfluências típicas da gagueira, na situação de retroalimentação auditiva habitual.Conclusões: o atraso na retroalimentação auditiva não ocasionou efeitos significantes na leitura em ambos os grupos, entretanto há uma tendência do efeito ser considerado positivo para o grupo com gagueira grave/muito grave. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências | |
dc.format.extent | 67-73 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201618114015 | |
dc.identifier.citation | Revista CEFAC. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial, v. 18, n. 1, p. 67-73, 2016. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1982-0216201618114015 | |
dc.identifier.file | S1516-18462016000100067.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-1846 | |
dc.identifier.lattes | 0559483630250631 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-0321-5093 | |
dc.identifier.scielo | S1516-18462016000100067 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/157758 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial | |
dc.relation.ispartof | Revista CEFAC | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Speech, Language and Hearing Sciences | en |
dc.subject | Speech Disorders | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.subject | Stuttering | en |
dc.subject | Feedback | en |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt |
dc.subject | Distúrbios da Fala | pt |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Gagueira | pt |
dc.subject | Retroalimentação | pt |
dc.title | Comparação da leitura de escolares com gagueira em duas condições de escuta: habitual e atrasada | pt |
dc.title.alternative | Comparison of reading of school-age children who stutter in two listening situations: usual and delayed | en |
dc.type | Artigo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3025898045643500[4] | |
unesp.author.lattes | 0559483630250631[5] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-6808-419X[4] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-0321-5093[5] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1516-18462016000100067.pdf
- Tamanho:
- 184.07 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format