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Publicação:
Tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual: programa formativo voltado aos docentes da rede municipal de Nova Iguaçu/RJ

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Orientador

Santos, Danielle Aparecida do Nascimento

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), vinculado à linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos e Educadores para Educação Inclusiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. O estudo visa identificar e sistematizar os conteúdos sobre tecnologia assistiva voltados aos estudantes com deficiência visual (cegueira e baixa visão), e organizar um programa formativo e on-line para aos profissionais da educação que atuam na rede municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, oferecendo uma formação que oportunize não somente identificar os desafios enfrentados pelos profissionais do magistério no trabalho docente com estudantes com deficiência visual, no âmbito das metodologias, estratégias pedagógicas e práticas inclusivas, mas também instrumentalizar esses profissionais para promover uma formação no viés da Educação Inclusiva, utilizando a Tecnologia Assistiva (TA). Optou-se por uma pesquisa com abordagem qualitativa e método descritivo, realizando um percurso epistemológico empírico mediante a construção do Estado do Conhecimento pela seleção de pesquisas científicas realizadas em cursos stricto sensu (mestrado e/ou doutorado) entre os anos de 2015 a 2021 com os seguintes descritores: tecnologia assistiva, deficiência visual e inclusão escolar. O método adotado nessa construção para a elaboração da análise reflexiva qualitativa foi de acordo com Bardin (2021) considerando o agrupamento em categorias: inclusão escolar, formação de professores e políticas públicas levando em consideração três eixos norteadores como categorias: conceito adotado pelo(a) pesquisador(a) em relação à categoria, o modelo de deficiência e as mudanças de paradigmas após a implementação do curso. Como aporte teórico, utilizamos a contribuição da teoria histórico-cultural, os estudos vygotskianos e os princípios da justiça do design. Além disso, os referenciais legais da política da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva também fazem parte da fundamentação teórica desta pesquisa. Ficou evidente no processo de investigação científica, que para elaboração do Produto Educacional (PE) deve considerar os seguintes aspectos: a interseccionalidade, o contexto socioeducacional, as necessidades formativas, as representações históricas e sociais e o modelo de deficiência. Isso irá não somente direcionar as escolhas durante o processo de elaboração do design educacional, como também contribuir para a construção de uma proposta pautada na justiça social, um diferencial que precisa ser considerado na ementa, conteúdo, estratégias/atividades no programa formativo on-line, além de viabilizar o entendimento e a possível formação de redes de apoio colaborativas no ambiente escolar dos agentes que promovem a escolarização e a inclusão escolar dos estudantes com deficiência visual.

Resumo (inglês)

The present research was developed at the Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), which is linked to the line of research called Práticas e Processos Formativos e Educadores para Educação Inclusiva by the Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. This study aims to identify and systematize content on assistive technology aimed at students with visual impairments (blindness and low vision), and to organize a training and online program for education professionals, who work in the Nova Iguaçu´s municipal network, Baixada Fluminense, State of Rio de Janeiro. This training not only makes it possible to identify the challenges faced by teaching professionals in teaching work with students with visual impairments (blindness and low vision) within the scope of methodologies, pedagogical strategies and inclusive practices, but also to equip these professionals to promote training based on Inclusive Education, using Assistive Technology (AT). A qualitative approach and a descriptive method were used, carrying out an empirical epistemological path through the construction of the State of Knowledge by selecting scientific research carried out in stricto sensu courses (master's and/or doctorate), between 2015 and 2021 with the following descriptors: assistive technology, visual impairment and school inclusion. The method adopted in this construction for the elaboration of the qualitative reflective analysis was according to Bardin (2021), considering the grouping into categories: school inclusion, teacher training and public policies taking into account three guiding axes as categories: concept adopted by researchers in relation to the category, the disability model and the changes in paradigms after the implementation of the course. As a theoretical basis, the cultural-historical theory, Vygotskian studies and the principles of design justice were used. In addition, the legal references of the Special Education policy from the perspective of Inclusive Education are also part of the theoretical foundation of this research. During the scientific investigation process, it was evident that the following aspects must be considered for the elaboration of the Educational Product (EP): intersectionality, the socio-educational context, training needs, historical and social representations and the disability model. This will not only direct the choices during the educational design elaboration process, but also contributing to the construction of a proposal based on social justice, which is a differential that needs to be considered in the content and strategies/activities in the online training program, in addition to facilitating the understanding and possible formation of collaborative support networks in the school environment of the agents that promote schooling and school inclusion of students with visual impairments.

Resumo (espanhol)

La presente investigación fue desarrollada en el Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) vinculado a la línea de investigación Práticas e Processos Formativos e Educadores para Educação Inclusiva de la Universidad Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho El estudio tiene como objetivo identificar y sistematizar contenidos sobre tecnología de asistencia dirigidos a estudiantes con discapacidad visual (ceguera y baja visión), y organizar un programa de formación y en línea para los profesionales de la educación, que actúan en la red municipal de Nova Iguaçu, en la Baixada Fluminense, en el Estado de Río de Janeiro. de Janeiro, una formación que permita no solo identificar los desafíos que enfrentan los profesionales de la docencia en el trabajo docente con estudiantes con discapacidad visual (ceguera y baja visión) en el ámbito de metodologías, estrategias pedagógicas y prácticas inclusivas, sino también equipar estos profesionales para promover la formación basada en la Educación Inclusiva, utilizando Tecnologías de Asistencia (TA). Se optó por una investigación con enfoque cualitativo y método descriptivo, realizando un recorrido epistemológico empírico a través de la construcción del Estado del Conocimiento mediante la selección de investigaciones científicas realizadas en cursos stricto sensu (maestría y/o doctorado), entre los años 2015 a 2021, con los siguientes descriptores: tecnología de asistencia, discapacidad visual e inclusión escolar. El método adoptado en esta construcción para la elaboración del análisis reflexivo cualitativo fue según Bardin (2021), considerando la agrupación en categorías: inclusión escolar, formación docente y políticas públicas, teniendo en cuenta tres ejes rectores como categorías: concepto adoptado por los investigadores en relación a la categoría, el modelo de discapacidad y los cambios de paradigmas posteriores a la implementación del curso. Como aporte teórico, se utilizó el aporte de la teoría históricocultural, los estudios Vygotskianos y los principios de la justicia del diseño. Además, los referentes legales de la política de Educación Especial desde la perspectiva de la Educación Inclusiva también forman parte de la fundamentación teórica de esta investigación. Se evidenció en el proceso de investigación científica, que para la elaboración del Producto Educativo (PE) se deben considerar los siguientes aspectos: interseccionalidad, contexto socioeducativo, necesidades formativas, representaciones históricas y sociales y el modelo de discapacidad. Esto no solo determinó las decisiones durante el proceso de elaboración del diseño educativo, sino que también contribuyó en la construcción de una propuesta basada en la justicia social, un diferencial que necesita ser considerado en el contenido y estrategias/actividades del programa de formación en línea, además de facilitar la comprensión y posible formación de redes de apoyo colaborativo en el ámbito escolar de los agentes que promuevan la escolarización y la inclusión escolar del alumnado con discapacidad visual.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Tecnologia assistiva, Deficiência visual, Teacher training, Assistive Technology, Visual Impediments, Formación docente, Tecnología de asistencia, Discapacidad visual

Idioma

Português

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