Publicação: A relação entre o professor dos anos iniciais e a pesquisa em ensino
dc.contributor.advisor | Augusto, Thaís Gimenez da Silva | |
dc.contributor.author | Garcia, Patricia Maiari | |
dc.date.accessioned | 2024-03-18T21:30:48Z | |
dc.date.available | 2024-03-18T21:30:48Z | |
dc.date.issued | 2023-12-20 | |
dc.description.abstract | A busca por soluções para os problemas surgidos da prática é uma das funções da pesquisa acadêmica. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que os contextos de prática e de pesquisa deveriam estar sempre apoiados em uma relação dialética. Entretanto, ao observarmos a escola e a universidade constata-se um distanciamento. Os professores pouco têm utilizado da pesquisa acadêmica sobre o ensino como ferramenta na busca de soluções para as questões surgidas no dia a dia da sala de aula. Por outro lado, a relação da universidade com a escola tem se tornado apenas burocrática, fugindo do seu sentido formador e social. Como consequência, há um baixo impacto das pesquisas em ensino na Educação Básica. Desse modo, o objetivo deste estudo consistiu em analisar a relação dos professores e coordenadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (3º ao 5º ano) com a pesquisa em ensino, considerando se eles se apropriam dela (ou não) para embasar sua prática pedagógica, especialmente em relação às disciplinas sobre as quais possuem uma formação aligeirada, como Ciências. Buscamos responder às seguintes questões: Qual a concepção destes profissionais sobre a pesquisa científica? Os professores e coordenadores dos anos iniciais consideram os resultados da pesquisa em ensino de Ciências para embasar sua prática pedagógica? A formação recebida por esses profissionais até o momento os direciona ao contato com a pesquisa em ensino e incentiva a busca pela mesma? De forma ampla, este estudo pretendeu compreender se a pesquisa acadêmica tem chegado até as salas de aula da rede municipal de uma cidade de grande porte do interior de São Paulo. Se sim, de que forma? Se não, quais as razões desse distanciamento? A metodologia foi estabelecida de acordo com os princípios qualitativos, utilizando entrevistas semiestruturadas para a coleta dos dados e seguindo os pressupostos da análise de conteúdo para o tratamento dos dados obtidos. Foram entrevistados 13 profissionais da educação, sendo 10 professores e 3 coordenadores pedagógicos, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram analisados segundo os princípios da análise de conteúdo e evidenciaram que a pesquisa em ensino pouco tem chegado às salas de aula, posto que ela não se configura como um recurso utilizado pelos professores e coordenadores em sua prática pedagógica. Entre as razões que justificam esse contexto, os dados demonstraram a deficiência do trabalho com a pesquisa na formação inicial e continuada de professores, sendo necessário uma maior articulação entre essa formação e a pesquisa em ensino. Acerca da distância entre a escola e a universidade, os dados apontaram para as parcerias entre as redes de ensino e a universidade como ponto principal entre as ações que têm potencial para a aproximação desses contextos. As análises demonstraram tratar-se de uma relação complexa que requer, além de um esforço contínuo da escola e da universidade, políticas públicas educacionais que possam garantir as condições adequadas para que essas instituições consigam se articular. Enquanto isso, foi possível verificar ações tímidas, mas promissoras em contribuir para que as pesquisas em ensino possam cumprir a sua função e ter um maior impacto na Educação Básica. | pt |
dc.description.abstract | The search for solutions to problems arising from practice is one of the functions of academic research. Thus, it is assumed that the contexts of practice and research should always be supported by a dialectical relationship. However, when we observe the school and the university, we note a distance between them. Teachers have little used academic research on teaching as a tool in seeking solutions to issues that arise in the day-to-day classroom. On the other hand, the relationship between the university and the school has become merely bureaucratic, deviating from its formative and social sense. Consequently, there is a low impact of research in teaching on Basic Education. Thus, the objective of this study was to analyze the relationship of teachers and coordinators of the early years of Elementary Education (3rd to 5th grade) with research in teaching, considering whether they appropriate it (or not) to support their pedagogical practice, especially regarding subjects in which they have a hurried formation, such as Science. We sought to answer the following questions: What is the conception of these professionals about scientific research? Do teachers and coordinators of the early years consider the results of research in Science teaching to support their pedagogical practice? Does the training received by these professionals so far lead them to contact with research in teaching and encourage the search for it? Broadly, this study aimed to understand if academic research has reached the classrooms of the municipal school system of a large city in the interior of São Paulo. If so, how? If not, what are the reasons for this distance? The methodology was established according to qualitative principles, using semi-structured interviews for data collection and following the assumptions of content analysis for data treatment. Thirteen education professionals were interviewed, including ten teachers and three pedagogical coordinators, who work in the early years of Elementary Education. The data were analyzed according to the principles of content analysis and showed that research in teaching has little reached the classrooms, as it is not a resource used by teachers in their pedagogical practice. Among the reasons that justify this context, the data demonstrated the deficiency of work with research in initial and continuing teacher education, requiring greater articulation between this education and research in teaching. Regarding the distance between school and university, the data pointed to partnerships between education networks and the university as the main point among the actions that have the potential to approach these contexts. The analyses showed it to be a complex relationship that requires, in addition to continuous efforts from the school and the university, educational public policies that can guarantee the adequate conditions for these institutions to articulate. Meanwhile, timid but promising actions were identified that could contribute to research in teaching fulfilling its function and having a greater impact on Basic Education. | en |
dc.identifier.citation | GARCIA, P. M. A relação entre o professor dos anos iniciais e a pesquisa em ensino. Dissertação - 2023, 170f - Dissertação(Mestrado em Ensino e Processos Formativos) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Jaboticabal, 2024. | pt |
dc.identifier.lattes | 8337426315006204 | |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6846-7657 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/254253 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.subject | Relação escola universidade | pt |
dc.subject | Formação inicial e continuada de professores | pt |
dc.subject | Pesquisa em ensino de Ciências | pt |
dc.subject | Educação Básica | pt |
dc.subject | Metodologia da pesquisa | pt |
dc.subject | Políticas públicas | pt |
dc.title | A relação entre o professor dos anos iniciais e a pesquisa em ensino | pt |
dc.title.alternative | The relationship between the early years teacher and teaching research | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dcterms.impact | As pesquisas produzidas na Área de Ensino (Capes), que investigam os desafios da realidade escolar in locu, têm como função a produção de conhecimentos que não só contribuam para a compreensão dos problemas acerca do ensino, mas também busquem soluções viáveis à realidade educacional brasileira. É reconhecida a contribuição de tais conhecimentos na melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, quando assegurado o seu alcance aos contextos de ensino. Diante do exposto, a presente investigação debruçou-se sobre o impacto das pesquisas acadêmicas na Educação Básica, a partir da análise da relação entre os professores e coordenadores dos anos iniciais com a pesquisa sobre ensino, visando identificar se eles se apropriam dela (ou não) para embasar sua prática pedagógica. A investigação confirmou o apontado pela literatura: há uma distância entre os professores dos anos iniciais e as pesquisas em ensino, ressaltando a limitada presença dessa pesquisa nas salas de aula e na formação dos professores. Os resultados demonstraram que a parceria entre redes de ensino e universidades configura-se a ação de maior potencial para aproximar os professores da pesquisa, pois a partir dessa ação muitas outras poderiam ser garantidas, por exemplo, a ampliação de pesquisas na escola, em um trabalho conjunto de professores e pesquisadores. Entre os potenciais benefícios para a sociedade, este estudo contribui apontando estratégias para aproximar os professores da pesquisa científica, tais como: uma formação que amplie a concepção dos docentes acerca das pesquisas acadêmicas e que os tornem aptos a decodificar a linguagem dessas pesquisas, contribuindo, por consequência, para que ela possa se configurar como um recurso cotidiano do professor em sua prática de trabalho; mais espaço na universidade para divulgação das pesquisas em ensino aos professores da Educação Básica, além de estratégias que possam promover um maior ingresso desses docentes na universidade, tais como a ampliação de vagas nos Mestrados Profissionais, com editais específicos a esse público, além de horários das disciplinas que melhor atendam os profissionais das redes de ensino. Embora esse estudo tenha sido desenvolvido a partir de um contexto específico, seus resultados podem ser generalizados para o âmbito nacional, visto que ele se insere no campo do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, da Organização das Nações Unidas, denominado “Educação de Qualidade”. A pesquisa destaca-se por preencher uma lacuna expressiva na discussão do impacto das pesquisas em ensino nos contextos escolares. | pt |
dcterms.impact | The research produced in the field of Teaching (Capes), which investigates the challenges of school reality in locu, has the objective of producing knowledge that not only contributes to the understanding of problems regarding teaching but also seeks viable solutions to the Brazilian educational reality. Such knowledge can contribute to improving the quality of teaching and learning processes, provided, however, that they manage to reach teaching contexts. In view of the above, this investigation has focused on the impact of academic research on Basic Education, based on the analysis of the relationship between teachers and coordinators of the initial years and research on teaching, seeking to identify whether they appropriate it (or not) to support their pedagogical practice. The research confirmed what is pointed out in the literature: there is a gap between teachers of the initial years and research in teaching, highlighting the limited presence of this research in classrooms and in teacher training. The results showed that the partnership between education networks and universities is the course with the greatest potential to bring teachers closer to research, as many others could be guaranteed from it, such as the expansion of research in schools, in a joint work of teachers and researchers. As potential benefits for society, this study contributes by pointing out strategies to bring teachers closer to scientific research, such as: a formation that expands teachers' conception of academic research and makes them able to decode the language of these researches, contributing, consequently, to it being able to be configured as a daily resource of the teacher in their work practice; more space in the university for the dissemination of research on teaching to Basic Education teachers, as well as strategies that can promote a greater entry of these teachers in the university, such as the expansion of positions in Professional Masters, with specific official announcements to this public, as well as schedules of subjects suitable to the professionals of the education system. Although this study was developed from a specific context, its results can be generalized in the national scope, since it is part of the field of Sustainable Development Goal 4, of the United Nations, called "Quality Education". The research stands out for filling a significant gap in the discussion of the impact of research in teaching in school contexts. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Jaboticabal | pt |
unesp.embargo | 24 meses após a data da defesa | |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | |
unesp.graduateProgram | Ensino e Processos Formativos - FCAV/FEIS/IBILCE 33004153078P4 | |
unesp.knowledgeArea | Ciências e matemática | pt |
unesp.researchArea | Ensino de ciências. | pt |
Arquivos
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.96 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: