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Publicação:
Libras e Design: interfaces de uma cultura visual

dc.contributor.advisorHenriques, Fernanda [UNESP]
dc.contributor.authorMiguel, Luis dos Santos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-05-29T12:37:23Z
dc.date.available2023-05-29T12:37:23Z
dc.date.issued2023-03-29
dc.description.abstractLínguas de sinais surgem de forma espontânea ao redor do mundo em meio a comunidades formadas por pessoas surdas. No Brasil, a língua de sinais predominante nos centros urbanos é a Língua de Sinais Brasileira, frequentemente denominada pela sigla “Libras”. Tanto as línguas de sinais quanto o design constituem a cultura visual na qual a sociedade está imersa, uma vez que as línguas de sinais podem ser expressadas visualmente, além de serem amplamente construídas a partir de procedimentos baseados em iconicidade linguística. Já o campo do design, sobretudo a área do design gráfico, dedica-se à configuração visual de diversos tipos de mensagem. Assim, o registro de línguas de sinais também envolve decisões de design. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar relações entre línguas sinalizadas e o estudo e prática projetual, tendo como foco a questão da representação dessas línguas. Foi conduzida uma revisão de literatura narrativa para caracterizar o campo do design, as línguas de sinais (com ênfase na Libras) e a semiótica. Em seguida, foi feita uma pesquisa documental, alinhada aos princípios dos estudos de memória gráfica, coletando materiais para formar dois acervos: um panorama internacional e um nacional. Por fim, o referencial teórico forneceu modelos que permitiram identificar e categorizar diferentes tipos de apresentação imagética das línguas de sinais de maneira multimodal. Como resultado, as produções foram primeiramente classificadas em “pictóricas” ou “não-pictóricas”. As pictóricas podem ser “estáticas” ou "dinâmicas". Já as não-pictóricas consistem em “sistemas de notação” ou “glosas”. Foi avaliado o potencial semiótico de cada uma dessas estratégias, considerando seus contextos de aplicação.pt
dc.description.abstractSign languages arise spontaneously around the world within Deaf communities. In Brazil, the predominant sign language in urban areas is Brazilian Sign Language, often referred to by the acronym “Libras”. Sign languages, as much as design, constitute the visual culture in which the society is immersed, since sign languages may be expressed visually, in addition to being largely built from procedures based on linguistic iconicity. In turn, the field of design, especially the area of graphic design, is dedicated to the visual configuration of various types of messages. Thus, recording sign languages also involves design decisions. In this sense, this research aims to investigate the relationship between signed languages and design study and practice, focusing on the issue of representing these languages. A narrative literature review was carried out to characterize the field of design, sign languages (with an emphasis on Libras) and semiotics. After that, a documentary research was performed in line with the principles of graphic memory studies, collecting materials to form two collections: an international panorama and a national one. Finally, the frames of reference provided models that allowed us to identify and categorize different types of sign language imagery in a multimodal manner. As a result, the productions were initially classified as “pictorial” or “non-pictorial”. The pictorial ones can be “static” or “dynamic”. The non-pictorial ones consist of “notation systems” or “glosses”. The semiotic potential of each of these strategies was evaluated, considering their contexts of application.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243730
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesign gráficopt
dc.subjectLíngua de Sinais Brasileira (Libras)pt
dc.subjectCultura visualpt
dc.subjectSemiótica socialpt
dc.subjectMultimodalidadept
dc.subjectGraphic designen
dc.subjectBrazilian Sign Language (Libras)en
dc.subjectVisual cultureen
dc.subjectSocial semioticsen
dc.subjectMultimodalityen
dc.titleLibras e Design: interfaces de uma cultura visualpt
dc.title.alternativeLibras and Design: interfaces of a visual cultureen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt
unesp.researchAreaNão constapt

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