Publicação: Educação ambiental e ensino de ciências: uma análise a partir do projeto de extensão "Clube da Mata" da Unesp
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Data
Orientador
Rumenos, Níjima Novello
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - IBB - Ciências Biológicas
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Unesp
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal analisar o impacto da realização de atividades teóricas e práticas propostas pelo projeto de extensão “Clube da Mata” da Unesp, na área de Educação Ambiental em um espaço não formal de Educação. Assim, buscou-se analisar se, neste curso, esteve presente aspectos científicos que possibilitam a formação cidadã e o ensino de Ciências para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio das escolas do município de São Manuel. A partir de uma abordagem qualitativa, foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados aos estudantes e monitores participantes do projeto do curso de férias “Formação de Guias da Natureza”. Os resultados indicam que a experiência prática e lúdica em espaços não formais contribuiu significativamente para a compreensão e aplicação dos conceitos da área científica, principalmente da Biologia e para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica entre os participantes. Além disso, os alunos demonstraram uma maior disposição para implementar práticas sustentáveis em suas rotinas, principalmente na escola e na comunidade. Este estudo destaca a relevância da educação ambiental em espaços não formais, promovendo uma formação cidadã e discutindo a importância de projetos extensionistas promovidos conjuntamente pela universidade e comunidade.
Resumo (inglês)
The main objective of this Course Completion Work is to analyze the impact of carrying out theoretical and practical activities proposed by the Unesp “Clube da Mata” extension project, in the area of Environmental Education in a non-formal Education space. Thus, we sought to analyze whether, in this course, scientific aspects were present that enable citizenship training and the teaching of Science for students in the 9th year of Elementary School II and the 2nd year of High School in schools in the municipality of São Manuel. Using a qualitative approach, data were collected through semi-structured interviews and surveys applied to students and monitors participating in the “Nature Guide Training” vacation course project. The results indicate that the practical and playful experience in non-formal spaces contributed significantly to the understanding and application of concepts in the scientific area, mainly Biology, and to the development of critical environmental awareness among participants. Furthermore, students demonstrated a greater willingness to implement sustainable practices in their routines, especially at school and in the community. This study highlights the relevance of environmental education in non-formal spaces, promoting citizenship training and discussing the importance of extension projects jointly promoted by the university and the community.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Espaços não formais, Ensino de ciências, Ensino de biologia, Formação cidadã, Environmental education, Non-formal spaces, Science teaching, Biology teaching, Citizenship training
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA , Gabriela Peres de et al. Educação ambiental e ensino de ciências: uma análise a partir do projeto de extensão "Clube da Mata" da Unesp. In: OLIVEIRA , Gabriela Peres de et al. Educação ambiental e ensino de ciências: uma análise a partir do projeto de extensão "Clube da Mata" da Unesp. Orientador: Níjima Novello Rumenos. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Botucatu, 2024. f. 14.