Logotipo do repositório
 

Publicação:
Portfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologia

dc.contributor.authorForte, Franklin Delano Soares
dc.contributor.authorVieira, Liza Barreto
dc.contributor.authorPessoa, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes
dc.contributor.authorFreitas, Claudia Helena Soares Morais
dc.contributor.authorFerreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
dc.contributor.institutionEscola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-07T12:35:12Z
dc.date.available2016-07-07T12:35:12Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis study aimed to understand professors’ perceptions towards the use of the reflexive portfolio in the area of public health at the UFPB School of Dentistry. The adoption and evaluation of new methodologies were launched by the Program for the Reorientation of Professional Training in Health (Pró- -Saúde). The methodological approach was qualitative, and the data were collected using interviews with professors. The data were processed using the content analysis technique. Two dimensions were identified in use of the portfolio: 1) as a tool for reflection and follow-up of the students’ experiences and 2) an analysis of the fact that this two-year experience reveals the need to continue the records, as a way of expanding the teaching/learning process, beyond the dialogue between professors and students, fostering ties between them. Finally, the professors appreciated the need to improve the portfolio’s use, which has happened gradually each semester, contributing actively to the development of more reflexive and critical professionals, orienting students’ self-evaluation and fostering their autonomy.en
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi compreender a concepção dos docentes da área de Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UFPB no uso do portfólio reflexivo. A adoção de novas abordagens metodológicas e consequente avaliação desses processos foram disparadas pelo Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais em Saúde (Pró-Saúde). A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, e os dados foram coletados por meio de entrevistas com os docentes. A análise dos dados foi realizada a partir da técnica de análise do conteúdo. Constataram-se duas dimensões do uso do portfólio. A primeira diz respeito ao seu uso como ferramenta de reflexão e acompanhamento das vivências dos estudantes. A segunda trata do fato de que essa experiência nesses dois anos reflete a necessidade de continuação dos registros, pois é uma forma de ampliar o processo de ensino-aprendizagem, além do diálogo entre professores e estudantes, oferecendo a criação de vínculo. Por fim, os docentes compreendem que é preciso o aprimoramento da aplicação do portfólio, o que tem acontecido de maneira gradual a cada semestre, contribuindo ativamente para a construção de profissionais mais reflexivos, críticos, norteando a autoavaliação e trabalhando a autonomia do estudante.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
dc.description.affiliationEscola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Enfermagem, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Enfermagem, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent25-32
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000300005
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 1, p. 25-32, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022012000300005
dc.identifier.fileS0100-55022012000300005.pdf
dc.identifier.issn1981-5271
dc.identifier.lattes0448759379310369
dc.identifier.scieloS0100-55022012000300005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140735
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEducationen
dc.subjectReflexive portfolioen
dc.subjectFormative evaluationen
dc.subjectTeaching-learning methodologyen
dc.subjectFormaçãopt
dc.subjectPortfólio reflexivopt
dc.subjectAvaliação formativapt
dc.subjectMetodologias de ensino-aprendizagempt
dc.titlePortfólio: desafio de portar mais que folhas: a visão do docente de odontologiapt
dc.title.alternativeThe portfolio system and the challenge of carrying more than classroom notes: the view of a dentistry professoren
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0448759379310369
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentEnfermagem - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-55022012000300005.pdf
Tamanho:
125.09 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format