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Publicação:
Estado, sociedade e políticas públicas de educação: O PCN de história para o Ensino Fundamental I no contexto das políticas neoliberais dos anos de 1990

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Orientador

Mariano, Karina Lilia Pasquariello

Coorientador

Pós-graduação

Ciências Sociais - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Esta pesquisa concentra-se no estudo de uma política pública educacional brasileira para o Ensino Fundamental I, que se institucionaliza a partir dos anos 90 no Brasil, mais especificamente em 1996-97, influenciada pela conjuntura política, econômica e social de décadas anteriores. Tem como objeto de estudo o documento oficial de política educacional: PCN de História para o Ensino Fundamental I. Para tanto, esta pesquisa se dividirá em dois importantes momentos. O primeiro dará destaque a uma investigação e análise dos objetivos e estratégias do Banco Mundial, especialmente, e demais organismos internacionais para as políticas públicas de educação básica I - no Brasil - na década de 90 do século passado. E o segundo momento dará destaque à investigação do PCN de História para o Ensino Fundamental I no que diz respeito aos seus fundamentos teóricos. A pesquisa tem como objetivo verificar se esta política curricular possui uma proposta subjacente aos objetivos dos organismos internacionais, colocando-se como elemento auxiliador destes para execução de suas metas. Sendo assim, a tese aqui revelada é a de que o PCN de História para o Ensino Fundamental I possui um caráter alienador, uma vez que apresenta uma proposta subserviente à lógica do capital, em detrimento de uma lógica humanizadora

Descrição

Palavras-chave

Sociologia, Politicas publicas, Estado, Educação - Historia, Sociology

Idioma

Português

Como citar

OLIVEIRA, Ana Fernanda Inocente. Estado, sociedade e políticas públicas de educação: O PCN de história para o Ensino Fundamental I no contexto das políticas neoliberais dos anos de 1990. 2010. 65 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2010.

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