O papel da didática no trabalho pedagógico do professor de física no contexto do ensino superior
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Azevedo, Maria Antônia Ramos de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho pretendeu discutir sobre o estado atual da Didática no ensino universitário de Física no Brasil. Atualmente os cursos universitários de Física enfrentam alguns obstáculos como tendências liberais de ensino, desistência, projetos pedagógicos de curso "de gaveta" e desequilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão na profissão de professores universitários. Esses problemas podem e devem ser abordados pelo trabalho pedagógico do professor. Tendo em vista o papel da Didática como catalisadora dessa abordagem, foi feita uma analise documental nos periódicos Ciência & Educação (Bauru) e Caderno Brasileiro de Ensino de Física em busca de artigos científicos que tratem sobre o tema Didática no Ensino Superior de Física, categorizando-os a partir dos principais temas que abordam, como Metodologias Ativas e Formação de Formadores, para analisar os dados obtidos foi feita uma análise de conteúdo dos artigos selecionados com o objetivo de entender as propostas de adaptação do trabalho pedagógico do professor universitário de Física frente aos obstáculos dessa área, caracterizando-se assim como uma pesquisa teórica de dimensão qualitativa. Os achados da pesquisa apontam uma escassez bastante significativa de pesquisas que tratem da contribuição da Didática na atuação do professor de Física no contexto universitário e, por outro lado, com base em uma análise documental do Anais do XXI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, foi observada uma discrepância entre as produções gerais sobre Didática do Ensino Superior e Didática do Ensino Superior em Física.
Resumo (inglês)
This work aimed to discuss the current state of Didactics in undergraduate Physics education in Brazil. Currently, university-level Physics courses face several obstacles, such as liberal teaching tendencies, high dropout rates, "drawer" pedagogical projects, and an imbalance between teaching, research, and outreach in the professional lives of university professors. These problems can and should be addressed by the professor’s pedagogical work. Given the role of Didactics as a catalyst for this approach, a documentary analysis was conducted on the journals Ciência & Educação (Bauru) and Caderno Brasileiro de Ensino de Física. The search focused on scientific articles dealing with the topic of Didactics in Higher Education Physics. These articles were then categorized based on their main themes, such as Active Methodologies and Teacher Training. To analyze the collected data, a content analysis of the selected articles was performed with the goal of understanding the proposed adaptations to the pedagogical work of university Physics professors in the face of the field’s obstacles, thus characterizing this as a qualitative theoretical study. The research findings reveal a very significant scarcity of studies that address the contribution of Didactics to the practice of Physics professors in the university context. On the other hand, based on a documentary analysis of the proceedings of the XXI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (National Meeting on Didactics and Teaching Practices), a discrepancy was observed between general productions on Didactics in Higher Education and those specifically focused on Physics.
Descrição
Palavras-chave
Didática do ensino superior, Física, Trabalho pedagógico, Didatics in higher education, Physics, Pedagogical work
Idioma
Português

