Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O papel da didática no trabalho pedagógico do professor de física no contexto do ensino superior

dc.contributor.advisorAzevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
dc.contributor.authorDiehl, Vitor de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-11-18T17:57:32Z
dc.date.issued2025-11-07
dc.description.abstractEste trabalho pretendeu discutir sobre o estado atual da Didática no ensino universitário de Física no Brasil. Atualmente os cursos universitários de Física enfrentam alguns obstáculos como tendências liberais de ensino, desistência, projetos pedagógicos de curso "de gaveta" e desequilíbrio entre ensino, pesquisa e extensão na profissão de professores universitários. Esses problemas podem e devem ser abordados pelo trabalho pedagógico do professor. Tendo em vista o papel da Didática como catalisadora dessa abordagem, foi feita uma analise documental nos periódicos Ciência & Educação (Bauru) e Caderno Brasileiro de Ensino de Física em busca de artigos científicos que tratem sobre o tema Didática no Ensino Superior de Física, categorizando-os a partir dos principais temas que abordam, como Metodologias Ativas e Formação de Formadores, para analisar os dados obtidos foi feita uma análise de conteúdo dos artigos selecionados com o objetivo de entender as propostas de adaptação do trabalho pedagógico do professor universitário de Física frente aos obstáculos dessa área, caracterizando-se assim como uma pesquisa teórica de dimensão qualitativa. Os achados da pesquisa apontam uma escassez bastante significativa de pesquisas que tratem da contribuição da Didática na atuação do professor de Física no contexto universitário e, por outro lado, com base em uma análise documental do Anais do XXI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, foi observada uma discrepância entre as produções gerais sobre Didática do Ensino Superior e Didática do Ensino Superior em Física.pt
dc.description.abstractThis work aimed to discuss the current state of Didactics in undergraduate Physics education in Brazil. Currently, university-level Physics courses face several obstacles, such as liberal teaching tendencies, high dropout rates, "drawer" pedagogical projects, and an imbalance between teaching, research, and outreach in the professional lives of university professors. These problems can and should be addressed by the professor’s pedagogical work. Given the role of Didactics as a catalyst for this approach, a documentary analysis was conducted on the journals Ciência & Educação (Bauru) and Caderno Brasileiro de Ensino de Física. The search focused on scientific articles dealing with the topic of Didactics in Higher Education Physics. These articles were then categorized based on their main themes, such as Active Methodologies and Teacher Training. To analyze the collected data, a content analysis of the selected articles was performed with the goal of understanding the proposed adaptations to the pedagogical work of university Physics professors in the face of the field’s obstacles, thus characterizing this as a qualitative theoretical study. The research findings reveal a very significant scarcity of studies that address the contribution of Didactics to the practice of Physics professors in the university context. On the other hand, based on a documentary analysis of the proceedings of the XXI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (National Meeting on Didactics and Teaching Practices), a discrepancy was observed between general productions on Didactics in Higher Education and those specifically focused on Physics.en
dc.identifier.lattes8262907647611825
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/315312
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectDidática do ensino superiorpt
dc.subjectFísicapt
dc.subjectTrabalho pedagógicopt
dc.subjectDidatics in higher educationen
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectPedagogical worken
dc.titleO papel da didática no trabalho pedagógico do professor de física no contexto do ensino superiorpt
dc.title.alternativeThe role of didactic approaches in the pedagogical work of physics professors within higher educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication9cf28347-8146-4d0e-98a2-2febe8707bd0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9cf28347-8146-4d0e-98a2-2febe8707bd0
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IGCE - Físicapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
diehl_vs_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
2.35 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
diehl_vs_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
974.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: