Publicação: Identificação de eventos intraoperatórios em um vídeo de simulação em laparotomia: estudo multinacional sobre cegueira por desatenção entre anestesiologistas
dc.contributor.advisor | Lima, Laís Helena Navarro e [UNESP] | |
dc.contributor.author | Mizubuti, Glênio Bitencourt [UNESP] | |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T19:27:38Z | |
dc.date.available | 2024-07-17T19:27:38Z | |
dc.date.issued | 2024-06-28 | |
dc.description.abstract | Introdução e Objetivos: Erros médicos podem ocasionalmente ser explicados por cegueira por desatenção que é a falha em se perceber um evento e/ou um objeto que se encontra plenamente visível. O presente estudo objetivou determinar se a idade/experiência clínica, o cansaço, e a exposição prévia à educação em simulação de anestesiologistas podem afetar o fenômeno de cegueira por desatenção no ambiente anestésico-cirúrgico. Métodos: Neste estudo multicêntrico incluindo instituições brasileiras, canadenses, e de Hong Kong, 280 anestesiologistas (amostra por conveniência) assistiram um vídeo que demandava alto grau de atenção envolvendo um paciente politraumatizado sendo submetido à laparotomia de emergência. Os participantes foram solicitados a anotar de maneira independente e anônima todas as anormalidades observadas. O vídeo continha 4 anormalidades esperadas/comuns (hipotensão, taquicardia, hipóxia, hipotermia) e 2 anormalidades inesperadas/raras (paciente sob anestesia geral movendo a cabeça, e desconexão de acesso venoso central) apresentadas de maneira proeminente ao longo do vídeo. O objetivo primário foi analisar a capacidade dos participantes em perceber os eventos (tanto esperados quanto inesperados) implantados no vídeo. O objetivo secundário visou avaliar a proporção de eventos esperados/inesperados de acordo com a faixa etária, o estado “descansado/afadigado”, e a exposição prévia à educação em simulação dos participantes. Resultados: Anestesiologistas de todas as faixas etárias foram menos capazes de perceber eventos inesperados/raros do que eventos esperados/comuns. No geral, os eventos esperados/comuns passaram menos despercebidos aos anestesiologistas mais jovens quando comparado aos participantes de idade mais avançada (P = 0.02). Não houve associação consistente entre idade e a percepção de eventos inesperados/raros (P = 0.28), embora a performance da coorte mais jovem (< 30 anos de idade) tenha sido melhor do que os demais grupos etários. Educação previa em simulação não afetou a proporção de eventos inesperados/raros que passaram despercebidos, mas esteve associada a menor número de eventos esperados/comuns que deixaram de ser notados. Por fim, o fato de os participantes se sentirem descansados ou afadigados não impactou sua percepção dos eventos em questão. Conclusão: Anestesiologistas perceberam menos eventos inesperados/raros do que eventos esperados/comuns que foram implantados em um vídeo envolvendo um paciente traumatizado, indicando a presença de cegueira por desatenção. Educação previa em simulação esteve associada a maior habilidade dos participantes em perceber eventos esperados/comuns, mas não reduziu a cegueira por desatenção. Nossos resultados podem ter implicações na compreensão de eventos adversos na área da saúde, assim como nos esforços para se melhorar a consciência situacional, especialmente em áreas de alta acuidade como no ambiente perioperatório e medicina intensiva e emergencial. | pt |
dc.description.abstract | Purpose: Medical errors may be occasionally explained by inattentional blindness (IB), i.e., failing to notice an event/object that is in plain sight. We aimed to determine whether age/experience, restfulness/fatigue, and previous exposure to simulation education may affect IB in the anesthetic/surgical setting. Methods: In this multicenter/multinational study, a convenience sample of 280 anesthesiologists watched an attention-demanding video of a simulated trauma patient undergoing laparotomy and (independently/anonymously) recorded the abnormalities they noticed. The video contained four expected/common abnormalities (hypotension, tachycardia, hypoxia, hypothermia) and two prominently displayed unexpected/rare events (patient’s head movement, leaky central venous line). We analyzed the participants’ ability to notice the expected/unexpected events (primary outcome) and the proportion of expected/unexpected events according to age group, self-perceived restfulness (no validated metric was used) and prior exposure to simulation education (secondary outcomes). Results: Anesthesiologists across all ages noticed fewer unexpected/rare events than expected/common ones. Overall, younger anesthesiologists missed fewer expected/common events than older participants did (P = 0.02). There was no consistent association between age and perception of unexpected/rare events (P = 0.28), although the youngest cohort (< 30 years-old) outperformed the other age groups. Prior simulation education did not affect the proportion of misses for the unexpected/rare events but was associated with fewer misses for the expected/common events. Self-perceived restfulness did not impact perception of events. Conclusion: Anesthesiologists noticed fewer unexpected/rare clinical events than expected/common ones in an attention-demanding video of a simulated trauma patient, in keeping with IB. Prior simulation training was associated with an improved ability to notice anticipated/expected events, but did not reduce IB. Our findings may have implications for understanding medical mishaps, and efforts to improve situational awareness, especially in acute perioperative and critical care settings. | en |
dc.identifier.capes | 33004064076P6 | |
dc.identifier.citation | MIZUBUTI, Glênio Bitencourt. Identificação de eventos intraoperatórios em um vídeo de simulação em laparotomia: estudo multinacional sobre cegueira por desatenção entre anestesiologistas. Orientador(a): Laís Helena Navarro e Lima. 2024. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Botucatu, 2024. | pt |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1007/s12630-024-02788-0 | |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5515-829X | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/256651 | |
dc.language.iso | eng | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Anestesiologia | pt |
dc.subject | Cegueira por desatenção | pt |
dc.subject | Consciência situacional | pt |
dc.subject | Simulação | pt |
dc.subject | Anesthesiology | en |
dc.subject | Inattentional blindness | en |
dc.subject | Situational awareness | en |
dc.subject | Simulation | en |
dc.title | Identificação de eventos intraoperatórios em um vídeo de simulação em laparotomia: estudo multinacional sobre cegueira por desatenção entre anestesiologistas | pt |
dc.title.alternative | Identifying intraoperative events in a simulated laparotomy video: a multinational study of inattentional blindness among anesthesiologists | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Anestesiologia - FMB | pt |
unesp.knowledgeArea | Qualidade e segurança em anestesiologia | pt |
unesp.researchArea | Avaliação da qualidade em anestesiologia | pt |
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