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Publicação:
Identificação de eventos intraoperatórios em um vídeo de simulação em laparotomia: estudo multinacional sobre cegueira por desatenção entre anestesiologistas

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Orientador

Lima, Laís Helena Navarro e

Coorientador

Pós-graduação

Anestesiologia - FMB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Introdução e Objetivos: Erros médicos podem ocasionalmente ser explicados por cegueira por desatenção que é a falha em se perceber um evento e/ou um objeto que se encontra plenamente visível. O presente estudo objetivou determinar se a idade/experiência clínica, o cansaço, e a exposição prévia à educação em simulação de anestesiologistas podem afetar o fenômeno de cegueira por desatenção no ambiente anestésico-cirúrgico. Métodos: Neste estudo multicêntrico incluindo instituições brasileiras, canadenses, e de Hong Kong, 280 anestesiologistas (amostra por conveniência) assistiram um vídeo que demandava alto grau de atenção envolvendo um paciente politraumatizado sendo submetido à laparotomia de emergência. Os participantes foram solicitados a anotar de maneira independente e anônima todas as anormalidades observadas. O vídeo continha 4 anormalidades esperadas/comuns (hipotensão, taquicardia, hipóxia, hipotermia) e 2 anormalidades inesperadas/raras (paciente sob anestesia geral movendo a cabeça, e desconexão de acesso venoso central) apresentadas de maneira proeminente ao longo do vídeo. O objetivo primário foi analisar a capacidade dos participantes em perceber os eventos (tanto esperados quanto inesperados) implantados no vídeo. O objetivo secundário visou avaliar a proporção de eventos esperados/inesperados de acordo com a faixa etária, o estado “descansado/afadigado”, e a exposição prévia à educação em simulação dos participantes. Resultados: Anestesiologistas de todas as faixas etárias foram menos capazes de perceber eventos inesperados/raros do que eventos esperados/comuns. No geral, os eventos esperados/comuns passaram menos despercebidos aos anestesiologistas mais jovens quando comparado aos participantes de idade mais avançada (P = 0.02). Não houve associação consistente entre idade e a percepção de eventos inesperados/raros (P = 0.28), embora a performance da coorte mais jovem (< 30 anos de idade) tenha sido melhor do que os demais grupos etários. Educação previa em simulação não afetou a proporção de eventos inesperados/raros que passaram despercebidos, mas esteve associada a menor número de eventos esperados/comuns que deixaram de ser notados. Por fim, o fato de os participantes se sentirem descansados ou afadigados não impactou sua percepção dos eventos em questão. Conclusão: Anestesiologistas perceberam menos eventos inesperados/raros do que eventos esperados/comuns que foram implantados em um vídeo envolvendo um paciente traumatizado, indicando a presença de cegueira por desatenção. Educação previa em simulação esteve associada a maior habilidade dos participantes em perceber eventos esperados/comuns, mas não reduziu a cegueira por desatenção. Nossos resultados podem ter implicações na compreensão de eventos adversos na área da saúde, assim como nos esforços para se melhorar a consciência situacional, especialmente em áreas de alta acuidade como no ambiente perioperatório e medicina intensiva e emergencial.

Resumo (inglês)

Purpose: Medical errors may be occasionally explained by inattentional blindness (IB), i.e., failing to notice an event/object that is in plain sight. We aimed to determine whether age/experience, restfulness/fatigue, and previous exposure to simulation education may affect IB in the anesthetic/surgical setting. Methods: In this multicenter/multinational study, a convenience sample of 280 anesthesiologists watched an attention-demanding video of a simulated trauma patient undergoing laparotomy and (independently/anonymously) recorded the abnormalities they noticed. The video contained four expected/common abnormalities (hypotension, tachycardia, hypoxia, hypothermia) and two prominently displayed unexpected/rare events (patient’s head movement, leaky central venous line). We analyzed the participants’ ability to notice the expected/unexpected events (primary outcome) and the proportion of expected/unexpected events according to age group, self-perceived restfulness (no validated metric was used) and prior exposure to simulation education (secondary outcomes). Results: Anesthesiologists across all ages noticed fewer unexpected/rare events than expected/common ones. Overall, younger anesthesiologists missed fewer expected/common events than older participants did (P = 0.02). There was no consistent association between age and perception of unexpected/rare events (P = 0.28), although the youngest cohort (< 30 years-old) outperformed the other age groups. Prior simulation education did not affect the proportion of misses for the unexpected/rare events but was associated with fewer misses for the expected/common events. Self-perceived restfulness did not impact perception of events. Conclusion: Anesthesiologists noticed fewer unexpected/rare clinical events than expected/common ones in an attention-demanding video of a simulated trauma patient, in keeping with IB. Prior simulation training was associated with an improved ability to notice anticipated/expected events, but did not reduce IB. Our findings may have implications for understanding medical mishaps, and efforts to improve situational awareness, especially in acute perioperative and critical care settings.

Descrição

Palavras-chave

Anestesiologia, Cegueira por desatenção, Consciência situacional, Simulação, Anesthesiology, Inattentional blindness, Situational awareness, Simulation

Idioma

Inglês

Como citar

MIZUBUTI, Glênio Bitencourt. Identificação de eventos intraoperatórios em um vídeo de simulação em laparotomia: estudo multinacional sobre cegueira por desatenção entre anestesiologistas. Orientador(a): Laís Helena Navarro e Lima. 2024. Tese (Doutorado em Anestesiologia) - Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Botucatu, 2024.

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