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Publicação:
"Mulheres boazinhas não enriquecem": ethos e estereótipos no discurso de autoajuda para mulheres

dc.contributor.advisorBrunelli, Anna Flora [UNESP]
dc.contributor.authorVerni, Rafaela de Paula
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-06-17T18:30:50Z
dc.date.available2019-06-17T18:30:50Z
dc.date.issued2019-05-14
dc.description.abstractNeste trabalho, analisamos o ethos do discurso de autoajuda que se dirige a mulheres e que tem como tema o sucesso financeiro e profissional. Para tanto, adotamos o aparato-metodológico da Análise do Discurso de linha Francesa, com ênfase nos trabalhos de Dominique Maingueneau sobre a noção de ethos discursivo. Em seus trabalhos, o autor considera o ethos como a imagem que o enunciador do discurso projeta de si pelo próprio modo como enuncia. De acordo com o autor, a análise do ethos deve basear-se em indícios de diversas ordens presentes na superfície discursiva. Uma vez que o objetivo do trabalho é traçar a imagem do enunciador presente no discurso em questão, o estudo da modalidade é uma opção coerente para a análise do ethos, já que a modalidade é uma das formas de manifestação da subjetividade, ou melhor, é uma das formas por meio das quais o enunciador expressa sua opinião ou uma atitude em relação ao que diz. Para analisar a modalidade, adotamos estudos de base funcionalista, mais exatamente as reflexões de Hengeveld (2004) a respeito da expressão lexical de modalidade, aqui empregadas como aparato teórico-metodológico específico da Linguística para auxiliar no desenvolvimento do estudo proposto. O córpus é constituído por três obras de autoajuda destinadas ao público feminino que tratam de finanças e sucesso profissional. A opção por obras voltadas ao público feminino nos permite não só aprofundar as reflexões sobre o discurso de autoajuda, mas também investigar como esse tipo de discurso contribui para a manutenção e/ou transformação de estereótipos do gênero feminino, o que fazemos a partir dos estudos desenvolvidos sobre os estereótipos no âmbito da Psicologia Social. Os resultados alcançados revelam que o discurso em questão é marcado por um tom direto, objetivo e especialmente autoritário. Assim, podemos dizer que o enunciador desse discurso diferencia-se, de certo modo, do enunciador típico de obras de autoajuda convencional, cujo discurso é marcado por um tom bem mais otimista.pt
dc.description.abstractIn this work, we analyze the ethos of self-help discourse addressed to women that thematize financial and professional success. To this end, we adopted the methodological approach of the French Line Speech Analysis, with emphasis on the work of Dominique Maingueneau on the notion of discursive ethos. In his works, the author considers the ethos as the image that the enunciator of the speech attributes to itself by the way it enunciates. According to the author, the ethos analysis should be based on indications of diverse order present on the discursive surface. Since the aim of this work is to draw the image of the enunciator present in the speech in question, the study of the modality becomes a coherent textual indication for the ethos analysis, considering the modality is one of the forms of manifestation of subjectivity, or rather, is one of the ways by which the enunciator expresses its opinion or an attitude towards what it says. To analyze the modality, we adopt functionalist-based studies, more precisely the reflections of Hengeveld (2004) regarding the lexical expression of modality, which is used as a Linguistics’ specific theoretical-methodological approach to assist in the development of the proposed study. The corpus consists of three self-help works addressed to the female audience that focus on financial and professional success. The choice of works addressed to the female audience allows us not only to deepen the reflections on the self-help discourse, but also to investigate how this kind of speech contributes to the maintenance and/or transformation of female gender stereotypes, which is done based on stereotype studies in the context of Social Psychology. The results achieved show that the speech in question is marked by a direct, objective and especially authoritarian tone. Thus, we can say that the enunciator of this speech differs in a certain way from the typical enunciator of conventional self-help works, whose speech is marked by a much more optimistic tone.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId88882.180763/2018-01
dc.identifier.aleph000917743
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182325
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDiscursopt
dc.subjectAutoajudapt
dc.subjectMulherespt
dc.subjectEthospt
dc.subjectEstereótipospt
dc.subjectFinançaspt
dc.subjectModalidadept
dc.subjectSpeechen
dc.subjectSelf-helpen
dc.subjectWomenen
dc.subjectStereotypesen
dc.subjectFinanceen
dc.subjectModalityen
dc.title"Mulheres boazinhas não enriquecem": ethos e estereótipos no discurso de autoajuda para mulherespt
dc.title.alternative"Nice girls don't get rich": ethos and stereotypes in self-help discourse for womenen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes0144188829841493[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-4981-3291[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaAnálise linguísticapt
unesp.researchAreaEstudos do texto e do discursopt

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