A interpretação dos afetos na elaboração da performance em três obras para violão solo do séc. XX
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Data
Autores
Orientador
Nogueira, Gisela Gomes Pupo 

Coorientador
Pós-graduação
Música - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso da retórica musical como ferramenta na elaboração da interpretação de três obras para violão solo do século XX, no que se refere ao entendimento dos afetos musicais. Foram selecionadas obras que apresentam em seus títulos alguma alusão a afetos específicos para assim servirem de referência para a reflexão acerca de seus elementos expressivos. São elas: Collectici Intim, de Vicente Asencio (1908-1979), que é dividida em cinco partes, La Serenor (A serenidade), La Joia (A euforia), La Calma (A calma), La Gaubança (A alegria) e La Frisança (A pressa); Una limosnita por el Amor de Diós (Uma esmola pelo amor de Deus), de Agustin Barrios (1885-1944); e Paisaje cubana con tristeza (Paisagem cubana com tristeza), de Leo Brower (1939). Com base na retórica musical barroca apresentada por Rubén López Cano e Dietrich Bartel, buscamos identificar padrões e figuras retóricas já conhecidas como também possivelmente perceber novos padrões.
Resumo (inglês)
The present work aims to reflect on the use of musical rhetoric as a tool in the elaboration of the interpretation of three works for solo guitar from the 20th century, with regard to the understanding of musical affects. Works that present in their titles some allusion to specific affections were selected to serve as a reference for reflection on their expressive elements. Which are: Collectici Intim, by Vicente Asencio (1908-1979), divided into five parts, La Serenor (The serenity), La Joia (the Joy), La Calma (the calm), La Gaubança (The Delight) e La Frisança (the Haste); Una limosnita por el Amor de Diós (An alm for the love of God), by Agustin Barrios (1885-1944); and Paisaje cubana con tristeza (Cuban landscape with sadness), by Leo Brower (1939). Based on the baroque musical rhetoric presented by Rubén López Cano and Dietrich Bartel, we seek to identify already known patterns and rhetorical figures as well as possibly perceive new patterns.
Descrição
Palavras-chave
Violão, Música para violão - Séc. XX, Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.), Música e retórica, Afeto (Psicologia), Emoções na música
Idioma
Português
Citação
CRUZ, Ivan. A interpretação dos afetos na elaboração da performance em três obras para violão solo do séc. XX. Orientadora: Gisela Gomes Pupo Nogueira. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.

