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A interpretação dos afetos na elaboração da performance em três obras para violão solo do séc. XX

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Orientador

Nogueira, Gisela Gomes Pupo

Coorientador

Pós-graduação

Música - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o uso da retórica musical como ferramenta na elaboração da interpretação de três obras para violão solo do século XX, no que se refere ao entendimento dos afetos musicais. Foram selecionadas obras que apresentam em seus títulos alguma alusão a afetos específicos para assim servirem de referência para a reflexão acerca de seus elementos expressivos. São elas: Collectici Intim, de Vicente Asencio (1908-1979), que é dividida em cinco partes, La Serenor (A serenidade), La Joia (A euforia), La Calma (A calma), La Gaubança (A alegria) e La Frisança (A pressa); Una limosnita por el Amor de Diós (Uma esmola pelo amor de Deus), de Agustin Barrios (1885-1944); e Paisaje cubana con tristeza (Paisagem cubana com tristeza), de Leo Brower (1939). Com base na retórica musical barroca apresentada por Rubén López Cano e Dietrich Bartel, buscamos identificar padrões e figuras retóricas já conhecidas como também possivelmente perceber novos padrões.

Resumo (inglês)

The present work aims to reflect on the use of musical rhetoric as a tool in the elaboration of the interpretation of three works for solo guitar from the 20th century, with regard to the understanding of musical affects. Works that present in their titles some allusion to specific affections were selected to serve as a reference for reflection on their expressive elements. Which are: Collectici Intim, by Vicente Asencio (1908-1979), divided into five parts, La Serenor (The serenity), La Joia (the Joy), La Calma (the calm), La Gaubança (The Delight) e La Frisança (the Haste); Una limosnita por el Amor de Diós (An alm for the love of God), by Agustin Barrios (1885-1944); and Paisaje cubana con tristeza (Cuban landscape with sadness), by Leo Brower (1939). Based on the baroque musical rhetoric presented by Rubén López Cano and Dietrich Bartel, we seek to identify already known patterns and rhetorical figures as well as possibly perceive new patterns.

Descrição

Palavras-chave

Violão, Música para violão - Séc. XX, Música - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.), Música e retórica, Afeto (Psicologia), Emoções na música

Idioma

Português

Citação

CRUZ, Ivan. A interpretação dos afetos na elaboração da performance em três obras para violão solo do séc. XX. Orientadora: Gisela Gomes Pupo Nogueira. 2025. 117 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.

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