Publicação: Inscrivivências grafitadas: oralidade, escrita e ancestralidade
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Data
Autores
Orientador
Costa, Tarcila Lima da 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Artes Visuais - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O trabalho apresenta o estudo e vivência sobre a produção do painel de graffiti em homenagem à Conceição Evaristo, realizado por aprendizes da Fábrica de Cultura Jaçanã sob a orientação de Natália Mota como educadora de Graffiti e Arte Urbana no espaço. A partir das questões acerca de ancestralidade, estrutura social e literatura através das escrevivências de Conceição Evaristo como bibliografia norteadora e subjetiva; território e graffiti por meio da entrevista com a grafiteira e artista NeneSurreal sobre o panorama desta linguagem em São Paulo; e por meio dos conceitos de Cartografia nas Artes Visuais por meio dos registros fotográficos e diário de campo. Assim, a intenção deste trabalho é expandir as concepções acerca do graffiti entrelaçando-o à ancestralidade por detrás da prática, que tanto envolve oralidade e continuação dos saberes. Essa escrevivência pôde gerar reflexões sobre pertencimento, ocupação dos espaços, identidade e variadas interpretações.
Resumo (inglês)
The work presents the study and experience on the production of the graffiti panel in honor of Conceição Evaristo, carried out by apprentices of the Fábrica de Cultura Jaçanã under the guidance of Natália Mota as an educator of Graffiti and Urban Art in the space. From questions about ancestry, social structure and literature through Conceição Evaristo's writings as a guiding and subjective bibliography; territory and
graffiti through an interview with the graffiti artist and artist Nenê Surreal about the panorama of this language in São Paulo; and through the concepts of Cartography in Visual Arts through photographic records and field diaries. Thus, the intention of this work is to expand the conceptions about graffiti intertwined with the ancestry behind the practice, which both involves orality and continuation of knowledge. This writing could generate reflections on belonging, occupation of spaces, identity and various interpretations.
Resumo (espanhol)
El trabajo presenta el estudio y la experiencia sobre la producción del panel de graffiti en
homenaje a Conceição Evaristo, realizado por aprendices de la Fábrica de Cultura
Jaçanã bajo la guía de Natália Mota como educadora de Graffiti y Arte Urbano
en el espacio. Basado en preguntas sobre ascendencia, estructura social y
literatura a través de los escritos de Conceição Evaristo como bibliografía
orientador y subjetivo; territorio y graffiti a través de una entrevista al grafitero y
el artista NeneSurreal sobre el panorama de esta lengua en São Paulo; y mediante
de los conceptos de Cartografía en las Artes Visuales a través de registros fotográficos y
diario de campo. Así, la intención de este trabajo es ampliar las concepciones sobre
de graffiti entrelazados con la ascendencia detrás de la práctica, que implica tanto
oralidad y continuación del conocimiento. Este escrito podría generar reflexiones
sobre pertenencia, ocupación de espacios, identidad y diversas interpretaciones.
Descrição
Palavras-chave
Arte, Educação, Antirracista, Artes visuais, Racismo, Cartografia, Hip hop, Graffiti, São Paulo, Fábrica de cultura, Conceição Evaristo, Língua portuguesa, Art, Education, Anti-racist, Visual arts, Racism, Cartography, Outskirts, Culture factory, Language portuguese
Idioma
Português