Publicação:
Programa Residência Pedagógica em Educação Física: contribuições para prática pedagógica na perspectiva dos/as residentes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-12-05

Orientador

Corrêa, Denise Aparecida

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O propósito deste trabalho é apresentar a pesquisa que teve por objetivo analisar como o Programa Residência Pedagógica (PRP) em Educação Física da UNESP-Bauru contribuiu para a formação de futuros professores e professoras no que tange às práticas pedagógica, na perspectiva dos/as residentes bolsistas e voluntários/as. O trabalho adotou como metodologia, a abordagem da pesquisa qualitativa, a qual consiste na elaboração e utilização dos instrumentos de coletas de informações, descrevendo e analisando-as, para então depois, realizar a interpretação e discussão das informações coletadas. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: questionários e entrevistas. A análise dos dados foram feitas à partir das seguintes categorias: A- Contribuições da regência; B- Gestão da aula; C- Desafios de dinâmica da sala de aula; D- Planejamento e execução da aula. Conclui-se, que o Programa Residência Pedagógica em Educação Física configura-se como uma proposta valiosa e transformadora na formação docente, capacitando os residentes para os desafios da profissão. As vivências proporcionadas pelo programa não apenas preparam os futuros educadores para o contexto escolar, mas também os incentivam a se tornarem profissionais reflexivos e comprometidos com uma educação de qualidade.

Resumo (inglês)

The purpose of this study is to present research that aimed to analyze how the Pedagogical Residency Program (PRP) in Physical Education at UNESP-Bauru contributed to the professional development of future teachers regarding pedagogical practices, from the perspective of scholarship and volunteer residents. The study adopted a qualitative research approach, which involves developing and utilizing data collection instruments, describing and analyzing them, and subsequently interpreting and discussing the collected information. For data collection, questionnaires and interviews were used as instruments. Data analysis was organized into the following categories: A - Contributions of teaching practice; B - Classroom management; C - Challenges of classroom dynamics; D - Lesson planning and execution. The findings conclude that the Pedagogical Residency Program in Physical Education represents a valuable and transformative initiative for teacher training, equipping residents to face professional challenges. The experiences offered by the program not only prepare future educators for the school context but also encourage them to become reflective and committed professionals dedicated to quality education.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

GASPAR, Talles Rhenan. Programa Residência Pedagógica em Educação Física: contribuições para prática pedagógica na perspectiva dos/as residentes. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação