Logotipo do repositório
 

Publicação:
A emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radical

dc.contributor.authorPagni, Pedro Angelo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:26:33Z
dc.date.available2018-11-12T17:26:33Z
dc.date.issued2017-03-01
dc.description.abstractABSTRACT The discourse on the inclusion statements formed in line with the current setting of biopolitics in neoliberalism, sometimes disregarding the dissonances generated by experience, the difference that highlights relations with disability and by the event that means at school. To recover these aspects, this article aims to discuss the form contained in the discourses about the inclusion and indicate another glimpse into the relationship with disability in educational contexts. To this end, we resorted to the afterthought of Michel Foucault to analyze some clues about the emergence and the limits of the discourses on school inclusion. To get another look at the subject we will focus on the positivity of disabilities in school and the need to move from discourse on the inclusion practices in which the relationship with the disabled lance the actors of this institution challenges of ethics differentiation and political positioning common.en
dc.description.abstractRESUMEN Los enunciados del discurso de la inclusión han sido formados en consonancia con la configuración actual de biopolítica en el neoliberalismo, a veces haciendo caso omiso de las disonancias generadas por la experiencia, la diferencia que destaca relaciones con discapacidad y por el acontecimiento que significa en la escuela. Al recuperar estos aspectos, este ensayo problematiza la dispersión que figura en los discursos sobre la inclusión e indica otra mirada a la relación con la discapacidad en contextos educativos. Para eso, recurrimos a lo pensamiento de Michel Foucault para analizar la aparición y los límites de los discursos sobre la inclusión en la escuela. Proponemos la posibilidad de la positividad de la discapacidad en la escuela y la necesidad de pasar del discurso sobre la inclusión a las prácticas en que la relación con las personas discapacitadas provoca en los actores de esta institución desafíos de diferenciación ética y de posiciones políticas comunes.es
dc.description.abstractRESUMO Os enunciados do discurso sobre a inclusão se formaram em consonância com a configuração atual da biopolítica no neoliberalismo, por vezes desconsiderando as dissonâncias geradas pela experiência, pela diferença que singulariza as relações com a deficiência e pelo acontecimento que a significa na escola. Ao recobrar esses aspectos, o presente artigo procura problematizar a dispersão contida nos discursos sobre a inclusão e indicar outro olhar sobre a relação com a deficiência nos contextos educacionais. Para tanto, recorre-se ao pensamento tardio de Michel Foucault para analisar algumas pistas sobre a emergência e os limites dos discursos sobre a inclusão escolar. Para buscar outro olhar sobre o assunto, enfatiza-se a positividade da deficiência na escola e a necessidade de se passar do discurso sobre a inclusão a práticas em que a relação com os deficientes lance aos atores dessa instituição desafios de uma diferenciação ética e de um posicionamento político comuns.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent255-272
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226813
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 22, n. 68, p. 255-272, 2017.
dc.identifier.doi10.1590/s1413-24782017226813
dc.identifier.fileS1413-24782017000100255.pdf
dc.identifier.issn1413-2478
dc.identifier.lattes4107347396869362
dc.identifier.orcid0000-0001-7505-4896
dc.identifier.scieloS1413-24782017000100255
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/157696
dc.language.isopor
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação
dc.relation.ispartofsjr0,244
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectbiopoliticsen
dc.subjectinclusionen
dc.subjectdisabilitiesen
dc.subjectschool educationen
dc.subjectbiopolíticapt
dc.subjectinclusãopt
dc.subjectdeficiênciapt
dc.subjecteducação escolarpt
dc.titleA emergência do discurso da inclusão escolar na biopolítica: uma problematização em busca de um olhar mais radicalpt
dc.title.alternativeTHE EMERGENCE OF DISCOURSE ON THE SCHOOL INCLUSION IN BIOPOLITICS: A PROBLEMATIZATION IN SEARCH OF A MORE RADICAL LOOKen
dc.title.alternativeLA EMERGENCIA DEL DISCURSO DE INCLUSIÓN ESCOLAR EN BIOPOLÍTICA: UNA PROBLEMATIZACIÓN EN BUSCA DE UNA MIRADA MÁS RADICALes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4107347396869362
unesp.author.orcid0000-0001-7505-4896

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-24782017000100255.pdf
Tamanho:
206.08 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções