Publicação: Análise do fenômeno das fake news durante as eleições brasileiras de 2018 no contexto da crise de credibilidade do jornalismo
Carregando...
Arquivos
Data
2019-12-02
Autores
Orientador
Ventura, Mauro de Souza 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Jornalismo - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa busca compreender o que ocorreu na relação entre emissores e receptores na dissipação de fake news durante as eleições brasileiras de 2018 para que boatos fossem, tão facilmente, assimilados como verdade. Para isso, o trabalho reúne análises de interações ocorridas em conversas em três grupos familiares no aplicativo WhatsApp durante esse período e também discorre sobre teorias que relacionam a sociedade, a internet, o jornalismo e as fake news dentro do contexto no qual ocorreram. O resultado da pesquisa aponta para elementos intrínsecos da internet e também da comunicação interpessoal no ambiente digital como os maiores responsáveis pelo alto alcance e assimilação das notícias falsas durante o período analisado.
Resumo (inglês)
The present research seeks to understand what happened in the relationship between transmitters and receivers in the dissipation of fake news during the 2018 Brazilian elections so that rumors were so easily assimilated as true. To this end, the work brings together analyzes of interactions that occurred in three family group conversations in the WhatsApp application during this period and also discusses theories that relate society, the internet, journalism and fake news within the context in which they occurred. The result of the research points to intrinsic elements of the Internet and also of interpersonal communication in the digital environment as the main responsible for the high reach and assimilation of false news during the analyzed period.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português