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Publicação:
O debate regrado: uma análise das capacidades linguageiras em atividades didáticas de produção textual oral em uma coleção de livros para o ensino médio

dc.contributor.advisorAbreu-Tardelli, Lília Santos [UNESP]
dc.contributor.authorFioroto, Juliana
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-05-09T15:27:10Z
dc.date.available2022-05-09T15:27:10Z
dc.date.issued2022-03-09
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo identificar quais capacidades linguageiras (CRISTÓVÃO; STUTZ, 2011; DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) podem ser desenvolvidas, a partir das propostas de atividades voltadas ao ensino do gênero oral debate regrado em material didático adotado por um grupo de escolas do estado de São Paulo. Especificamente, discutimos como essas capacidades linguageiras podem contribuir para a compreensão e para a produção do gênero oral debate regrado. A base teórico-metodológica do estudo é o interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; 2006) que compreende as práticas linguageiras como instrumentos do desenvolvimento humano, tanto no concernente aos saberes quanto às capacidades do agir e a Didática das Línguas de Genebra (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010; DOLZ, SCHENEUWLY, 2004), que propõe a produção textual como prática social. O córpus da pesquisa foi retirado de um material didático para o Ensino Médio (FNDE/ PNLD), utilizado por professores de Língua Portuguesa de Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) da região noroeste do Estado. Para a análise dos dados, pautamo-nos na proposta de Machado (2005). O debate regrado é um gênero que se propõe a persuadir o outro em posicionamentos, expressões de opiniões ou atitudes durante as interações, o que estimula a escuta e o confronto de opiniões. Os resultados de nossa pesquisa apontam que, em relação à análise de atividades sobre o gênero debate regrado (unidade 3; livro da 1ª série), existe uma maior mobilização da capacidade linguístico-discursiva (38%), pois no decorrer das atividades há mais evidências de elementos dos mecanismos de textualização como organizadores textuais. Acreditamos que o debate regrado contribua para o desenvolvimento de capacidades linguageiras nas atividades didáticas que envolvam gêneros orais tanto para o desenvolvimento de textos orais quanto escritos.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify which language skills (CRISTÓVÃO; STUTZ, 2011; DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993) can be developed from the proposals of activities aimed at teaching the oral genre moderate debate in didactic material adopted by a group of schools in the state of São Paulo. Specifically, we discuss how these language skills can contribute to the understanding and production of the oral genre ruled debate. The theoretical-methodological basis of the study is sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 1999; 2006) which understands language practices as instruments of human development, both in terms of knowledge and abilities to act and the Didactics of Geneva Languages (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010; DOLZ, SCHENEUWLY, 2004), which proposes textual production as a social practice. The research corpus was taken from a didactic material for High School (FNDE/PNLD), used by Portuguese Language teachers from State Technical Schools (ETECs) in the northwest region of the State. For data analysis, we were guided by Machado's (2005) proposal. The results of our research indicate that, in relation to the analysis of activities on the genre regulated debate (unit 3; book of the 1st grade), there is a greater mobilization of the linguistic-discursive capacity (38%), because in the course of the activities there is more evidence of elements of textualization mechanisms as textual organizers.We believe that the regulated debate contributes to the development of language skills in didactic activities that involve oral genres both for the development of oral and written texts.en
dc.identifier.capes33004153069P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/234626
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectMaterial didático de língua portuguesapt
dc.subjectGênero textual oralpt
dc.subjectCapacidades linguageiraspt
dc.subjectDebate regradopt
dc.subjectPortuguese language teaching materialen
dc.subjectOral textual genreen
dc.subjectLanguage skillsen
dc.subjectModerate debateen
dc.titleO debate regrado: uma análise das capacidades linguageiras em atividades didáticas de produção textual oral em uma coleção de livros para o ensino médiopt
dc.title.alternativeThe moderate debate: an analysis of language skills in oral textual production teaching activities in a collection of books for high schoolen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEstudos Linguísticos - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaLinguística aplicadapt
unesp.researchAreaEnsino e aprendizagem de línguaspt

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