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“SE NÃO NOS UNIRMOS, A TELEVISÃO ESTARÁ ESTATIZADA”: EMPRESÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES E DITADURA MILITAR NO BRASIL

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Editor

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The possibility of nationalization of the Brazilian television was highlighted during the period of dictatorship, particularly, between the end of 1960’ies and the beginning of 1970’ies. This article intends to bring to light the behavior of the television’s businessmen when facing the requirements for compliance done by the military dictatorship. Widely read newspapers of the period were confronted with the historiography about the theme. This study aims to contribute to the comprehension of the dictatorship's intending to the television sector, as well as the relationship between the businessmen of the television branch and the military dictatorship.

Resumo (espanhol)

La posibilidad de nacionalizar la televisión brasileña ganó protagonismo durante la dictadura brasileña, particularmente entre finales de los años 1960 y principios de los 1970. Este artículo pretende sacar a la luz el comportamiento de los empresarios de la televisión frente a los requerimientos de cumplimiento que imponía la dictadura militar. Se utilizó diarios de circulación masiva de la época confrontados con los estudios históricos sobre el tema. Este estudio pretende identificar la intención de la dictadura en el sector televisivo, así como la relación entre los empresarios del ramo televisivo y la dictadura militar.

Resumo (português)

A possibilidade de estatização da televisão brasileira ganhou destaque durante a ditadura militar, notadamente no final da década de 1960 e início da seguinte. Este artigo tem como intento trazer à lume a reação dos empresários televisivos diante das pressões para que a televisão se adequasse aos objetivos do regime militar. Valemo-nos de material dos periódicos de grande circulação no período, confrontados com a historiografia sobre o tema. Este estudo visa contribuir para o entendimento das intenções do regime no setor televisivo e as relações dos empresários das comunicações com a ditadura militar.

Descrição

Palavras-chave

Military dictatorship, Brazilian television, Nationalization, Television businessmen, Ditadura militar, Televisão brasileira, Estatização, Empresários televisivos

Idioma

Português

Como citar

Estudos Históricos (Rio de Janeiro). Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, v. 36, n. 78, p. 162-181, 2023.

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