Publicação: Justiça restaurativa na escola: uma análise da proposta em Caxias do Sul
dc.contributor.advisor | Adam, Joyce Mary [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, João Marcos Vitorino dos [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:55Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O estudo centra sua análise na política pública de prevenção e combate à violência escolar implementada na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Investigase o processo de instauração do modelo da justiça restaurativa de maneira a determinar: a) matizes ideológicas de sua preposição; b) modos pelos quais os sujeitos têm fundamentado as práticas diante do fenômeno; c) características dessa proposta. Desta forma, toma-se como problema de pesquisa a seguinte inquietação: No que se refere à metodologia de pacificação, estabelecida por meio da prática da Justiça Restaurativa, é possível compreender que esta altera o paradigma para a resolução de violências no âmbito das escolas da cidade gaúcha de Caxias do Sul? Faz-se uma análise da proposta de enfrentamento da violência escolar por meio da justiça restaurativa, alertando sobre as possibilidades e barreiras impostas a partir da intervenção desse modelo na escola. Privilegia-se no estudo uma análise do fenômeno a partir do ano 2000, tendo-se em vista sua vertiginosa propagação (ADAM; SCOTUZZI, 2013). Nesse sentido, o estudo pauta-se na teoria de Debarbieux (2002), no que se refere à necessidade do estabelecimento de indicadores para análise da violência na escola. Para a consecução da proposta, o estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa (LUDKE; ANDRE, 1986), privilegiando escritos documentais caracterizados como fontes primárias (documentos oficiais e regulamentações oriundas do setor judiciário), como também secundárias (documentação que contém estudos analíticos sobre o tema). O estudo é relevante pois tem a pretensão de mapear a iniciativa, oferecendo possibilidade de se pensar ações e estratégias possíveis diante do tema... | pt |
dc.format.extent | 85 f. | |
dc.identifier.aleph | 000888799 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, João Marcos Vitorino dos. Justiça restaurativa na escola: uma análise da proposta em Caxias do Sul. 2016. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888799.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155744 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Violencia escolar | pt |
dc.subject | Conflito social | pt |
dc.subject | Justiça | pt |
dc.subject | Violence | pt |
dc.subject | Caxias do Sul (RS) | pt |
dc.title | Justiça restaurativa na escola: uma análise da proposta em Caxias do Sul | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1