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Publicação:
Justiça restaurativa na escola: uma análise da proposta em Caxias do Sul

dc.contributor.advisorAdam, Joyce Mary [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, João Marcos Vitorino dos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:55Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:55Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO estudo centra sua análise na política pública de prevenção e combate à violência escolar implementada na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Investigase o processo de instauração do modelo da justiça restaurativa de maneira a determinar: a) matizes ideológicas de sua preposição; b) modos pelos quais os sujeitos têm fundamentado as práticas diante do fenômeno; c) características dessa proposta. Desta forma, toma-se como problema de pesquisa a seguinte inquietação: No que se refere à metodologia de pacificação, estabelecida por meio da prática da Justiça Restaurativa, é possível compreender que esta altera o paradigma para a resolução de violências no âmbito das escolas da cidade gaúcha de Caxias do Sul? Faz-se uma análise da proposta de enfrentamento da violência escolar por meio da justiça restaurativa, alertando sobre as possibilidades e barreiras impostas a partir da intervenção desse modelo na escola. Privilegia-se no estudo uma análise do fenômeno a partir do ano 2000, tendo-se em vista sua vertiginosa propagação (ADAM; SCOTUZZI, 2013). Nesse sentido, o estudo pauta-se na teoria de Debarbieux (2002), no que se refere à necessidade do estabelecimento de indicadores para análise da violência na escola. Para a consecução da proposta, o estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa (LUDKE; ANDRE, 1986), privilegiando escritos documentais caracterizados como fontes primárias (documentos oficiais e regulamentações oriundas do setor judiciário), como também secundárias (documentação que contém estudos analíticos sobre o tema). O estudo é relevante pois tem a pretensão de mapear a iniciativa, oferecendo possibilidade de se pensar ações e estratégias possíveis diante do tema...pt
dc.format.extent85 f.
dc.identifier.aleph000888799
dc.identifier.citationSANTOS, João Marcos Vitorino dos. Justiça restaurativa na escola: uma análise da proposta em Caxias do Sul. 2016. 85 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888799.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155744
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectViolencia escolarpt
dc.subjectConflito socialpt
dc.subjectJustiçapt
dc.subjectViolencept
dc.subjectCaxias do Sul (RS)pt
dc.titleJustiça restaurativa na escola: uma análise da proposta em Caxias do Sulpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

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