Publicação: Cuidados coletivos de crianças: uma família de famílias
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Data
2018-12-17
Orientador
Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa aborda experiências de coletivos de cuidados infantis, também conhecidos como creches parentais. Objetiva-se: compreender os fatores que promovem sua existência; observar suas formas de organização nos âmbitos estrutural; prático; físico; e pedagógico; perceber suas potencialidades. Trata-se de uma investigação qualitativa – realizada a partir de fontes documentais e bibliográficas; fontes obtidas em bases de dados; revistas científicas; reportagens midiáticas – e de uma investigação netnográfica – realizada a partir de blogs e páginas online criados pelos participantes dos coletivos estudados. Esta pesquisa mantém traços autobiográficos, tendo em vista que a pesquisadora participou de um coletivo de mães. Os dados obtidos estão analisados com base em referências teóricas sobre: noções históricas e culturais da infância; a constituição da família; o cuidado com as crianças e a educação infantil; maternidade e as construções sociais das formas de ser reportadas à mulher/mãe na atualidade. Os resultados apontam para as potencialidades que os coletivos trazem no sentido de repensar educação infantil, infância, e maternidade, além de reunir valiosas referências e dados, guardando caráter inédito, dada a escassez de investigações científicas sobre a temática.
Resumo (inglês)
This research addresses experiences of child care collectives, also known as parental daycare centers. Objective: to understand the factors that promote its existence; observe their forms of organization in the structural spheres; practical; physicist; and pedagogical; realize their potentialities. It is a qualitative investigation - carried out from documentary and bibliographical sources; sources obtained in databases; scientific magazines; media reports - and a netnographic investigation - made from blogs and online pages created by the participants of the groups studied. This research maintains autobiographical traits, considering that the researcher participated in a collective of mothers. The data obtained are analyzed based on theoretical references on: historical and cultural notions of childhood; the constitution of the family; childcare and early childhood education; maternity and the social constructions of the ways of being reported to the woman / mother today. The results point to the potential that the collectives bring to rethink child education, childhood, and maternity, besides collecting valuable references and data, retaining an unprecedented character, given the scarcity of scientific research on the subject.
Descrição
Idioma
Português