Publicação: Existe música fora da indústria cultural?
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Tomás, Lia Vera
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Música
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Adorno e Horkheimer nos desvendaram a forma como opera a Indústria Cultural no contexto da sociedade capitalista de meados do século XX. Com isso surge um sentimento crescente de repúdio, mas também de impotência diante da máquina do sistema. Será possível escapar ao modelo de produção de arte e, para nós aqui, mais especificamente de música, ou nada podemos fazer a não ser nos resignarmos e seguirmos produzindo músicas do jeito que o mercado quer? O presente trabalho analisa e debate criticamente os textos de Theodor Adorno Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição e Sobre música popular a fim de discutir essa questão. No caminho para escapar dessa indústria, a arte autônoma – representada pela música de vanguarda – terá um importante papel na formação de um pensamento crítico do ouvinte, que perceberá que a única saída possível está na superação do sistema capitalista como um todo.
Resumo (inglês)
Adorno and Horkheimer showed us how the Cultural Industry operates in the context of the capitalist society in the mid-20th century. With this comes a growing feeling of rejection, but also of impotence in facing the system. Is it possible to escape this model of art production and, more specifically, of music production, or can we do nothing but be resigned and continue producing music the way the market wants? The present work critically analyzes and debates Theodor Adorno's texts On the fetish-character of music and the regression of listening and On popular music in order to discuss this issue. On the way to escape this industry, autonomous art – represented by avant-garde music – will play an important role in forming critical thinking in the listener, who will realize that the only possible way out is in overcoming the capitalist system as a whole.
Resumo (alemão)
Durch Adorno und Horkheimer wurde gezeigt, wie die Kulturindustrie im Kontext der kapitalistischen Gesellschaft in der Mitte des 20. Jahrhunderts funktionierte. Damit einher entwickelte sich ein wachsendes Gefühl der Ablehnung, aber auch der Ohnmacht gegenüber der Systemmaschinerie. Ist es möglich, dem Modell der Kunstproduktion, in diesem Kontext der Musik, zu entkommen, oder beugt sich die Musikproduktion dem Markt und wird nur dementsprechend entwickelt? Die vorliegende Arbeit analysiert und diskutiert kritisch Theodor Adornos Texte „Über den Fetischcharakter in der Musik und die Regression des Hörens“ und „On popular music“, um sich dieser Frage anzunähern. Um dieser Industrie zu entkommen, wird autonome Kunst – repräsentiert durch avantgardistische Musik – eine wichtige Rolle spielen. Beim Zuhörer soll ein kritisches Denken geformt werden, sodass erkannt wird, dass der einzig mögliche Ausweg in der Überwindung des kapitalistischen Systems als Ganzes liegt.
Descrição
Palavras-chave
Música e sociedade, Indústria musical, Música popular, Pensamento crítico
Idioma
Português
Como citar
CAMPOS, Ayrton Sordi Udala. Existe música fora da indústria cultural? Orientador: Lia Vera Tomás. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música - Composição) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2023.