Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ações Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-cultural

dc.contributor.authorGirotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Elieuza Aparecida de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:37Z
dc.date.available2014-06-24T19:53:37Z
dc.date.issued2009-11-30
dc.description.abstractEste artigo tem por finalidade discutir a organização do trabalho pedagógico nas salas de aula do PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos – Unesp – Marília) por meio de Projetos de Trabalho, que subentendem ações interdisciplinares na perspectiva da Teoria Histórico-Cultual. Aponta-se para as implicações pedagógicas dessa concepção de ensino, considerando-se a formação do educando jovem e adulto diante da utilização do tempo e do espaço de ensino, da produção do conhecimento, do procedimento dado à informação, às disciplinas escolares, da elaboração/ implementação/ desenvolvimento/ avaliação dos projetos de trabalho interdisciplinarmente à luz do enfoque vygotiskiano. Portanto, nosso olhar é teórico-metodológico e volta-se para um contexto específico: as classes de EJA em suas ações interdisciplinares. Abordaremos tal temática da seguinte maneira: numa primeira parte, tentaremos apresentar os preceitos gerais da teoria, discutindo conceitos-chave como mediação, atividade, aprendizagem, desenvolvimento, estando aí inseridas as ações de educandos e de educadores de EJA. Numa segunda parte, tentaremos retirar algumas lições dessa teoria, para (re)apresentar e (re)pensar os projetos em EJA, ressignificando e redimensionando-os pelo viés vygotiskiano.pt
dc.description.abstractThis article aims to discuss the organization of work teaching in classrooms of Pejão (Program of Education for Youth and Adult - Unesp - Linda) through the Work Projects, which underlie actions from the perspective of interdisciplinary Theory History-Culture. Pointing to the pedagogical implications of this conception of education, considering the formation of educating young adults and forth the use of time and space for education, production of knowledge, the procedure to information given to school subjects, the development / implementation / development / evaluation of projects of interdisciplinary work in the light of the focus vygotiskiano. Therefore, our gaze is theoretical and methodological back-up for a particular context: the classes of its shares in EJA interdisciplinary. Discuss such issues as follows: the first section, we present the general theory, discussing key concepts such as mediation, activity, learning, development, and then inserted the actions of students and educators of EJA. In a second section, we draw some lessons of that theory, to (re) present and (re) thinking projects in the EJA, resignified and resizing them by vygotiskiano bias.en
dc.description.affiliationUNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de Marília
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Uberlândia
dc.description.affiliationUnespUNESP – Faculdade de Filosofia e Ciências/Campus de Marília
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3215
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 19, n. 33, 2009.
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf
dc.identifier.issn1981-8106
dc.identifier.lattes5702962982414366
dc.identifier.orcid0000-0002-4957-6356
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106824
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceEducação: Teoria e Prática
dc.subjectInterdisciplinaridade em EJApt
dc.subjectMetodologia de Projetospt
dc.subjectEnfoque Histórico-Culturalpt
dc.titleAções Interdisciplinares em Salas de EJA: os projetos de trabalho à luz do enfoque histórico-culturalpt
dc.title.alternativeInterdisciplinary Action in Halls of EJA: the projects work in the light of focus-cultural historyen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5702962982414366[2]
unesp.author.orcid0000-0002-4957-6356[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1981-8106-2009-19-33-1-20.pdf
Tamanho:
68.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format